Dois anos depois da hierarquia privatista na Petrobrás ter lançado o teaser de venda da Petrobrás Biocombustível (PBIO), que já começou com ilegalidades (https://sindipetro.org.br/pbio-preceitos-legais-tem-sido-desprezados-por-gestores/), os empregados da empresa ainda aguardam definições junto com o Sindipetro-RJ que está acompanhando o processo e promoveu várias ações para barrar a privatização.
Ao longo dos últimos 24 meses, foram feitas inúmeras denúncias em atos, manifestações e passeatas; lives, reportagens, podcasts e vídeos.
Compartilhe
Live de abril de 2021 – Debate com a agrônoma da PBIO, Rachel Nunes; e Antony Devalle, diretor do Sindipetro-RJ. https://www.youtube.com/watch?v=2fwiRVxR9uo
Podcast de agosto de 2021 – Especial PBIO com Antônio Neiva, engenheiro mecânico e mestre pela Unicamp, pesquisador do CEPEL – Centro de Pesquisas da Eletrobrás, especialista em energia eólica, diretor do SENGE-RJ e co-fundador do Movimento Baía Viva; Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE); e o diretor do Sindipetro-RJ, Antony Devalle. Ouça e compartilhe!
https://sindipetro.org.br/pfmb-campanha-pbio/
A Greve
Houve forte mobilização dos trabalhadores da estatal em apoio aos empregados da PBIO que entraram em greve em maio de 2021 nas unidades de Candeias-BA, Montes Claros-MG e no escritório central no Rio de Janeiro.
Sempre a partir de amplo debate com os trabalhadores, o Sindipetro-RJ estreitou ao máximo com os Sindipetros MG e BA para que a greve dos empregados da PBIO fosse feita de forma conjunta.
Durante a greve, foram realizadas manifestações promovidas pelo Sindicato como o Ato Nacional na porta do EDISE e protestos em apoio à greve em unidades como TABG, CENPES e Aeroporto de Cabo Frio onde são realizados os embarques para as Plataformas em apoio à greve.
A hierarquia privatista tentou intimidar com ações truculentas retirando faixas contra a privatização e em defesa dos empregos. https://sindipetro.org.br/cenpes-e-plataformas-greve-pbio/
Venha você também para essa luta!
Um desenho animado didático foi criado pelos empregados com apoio do Sindipetro-RJ para informar sobre a manobra feita para facilitar a privatização da PBIO pode atingir toda o povo brasileiro. Lançada em setembro de 2020, a animação divulga a petição que está colhendo assinaturas.
Assine: http://www.bit.ly/petrobrasdopovo
Assista e divulgue: https://www.youtube.com/watch?v=NEavKZGqyl0
Entre você também para a Campanha #emdefesadaPBIO