Em luto e luta, Sindipetro-RJ marcou o Dia Nacional dos Aposentados

Programação contou com a presença de convidados e banda de música

Na terça (01/02), a reunião mensal dos aposentados e pensionistas do SINDIPETRO-RJ foi dedicada a marcar o Dia Nacional dos Aposentados, que é comemorado no dia 24/01, trazendo também pontos importantes da conjuntura.

Com apresentação do diretor Sérgio Paes, do núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, a transmissão pelo canal do Sindicato no YouTube contou com a participação de diretores do Sindipetro-RJ, de convidados e música com apresentações ao vivo da cantora Bel Gabriel acompanhada do violonista e guitarrista Giovani Castro e do baterista Milton Rosa.

Homenagem à Naná

Sérgio Paes abriu a reunião com um minuto de silêncio em homenagem à Nádia Pereira que foi levada pela COVID-19 no último dia 25/01. Naná foi funcionária do Sindicato por mais de 40 anos e estava aposentada. Naná, presente!

Aposentado também tem direito ao lazer

Um dos convidados para esta transmissão especial foi Roberto Ribeiro, ex-diretor do Sindicato e da FNP, que atuou por mais de 20 anos à frente do núcleo de aposentados no Sindipetro-RJ. “Quando chega o dia 24 de janeiro, nós sempre fizemos no Sindicato uma confraternização e sempre houve essa pergunta: será que os aposentados têm algo a comemorar? E eu sempre digo que sim! Estamos, por exemplo, vivendo essa pandemia, então o que temos a comemorar é estarmos vivos. Estou com saúde, estou na luta em defesa dos nossos direitos e já me sinto realizado em poder estar aqui”, afirmou.

É preciso continuar a lutar

Para o aposentado Silvio Sinedino, que presidiu o Sindicato e foi conselheiro na Petros, a reunião mensal dos aposentados e pensionistas do Sindicato tem que ser cada vez mais fortalecida. “Precisamos manter esse nosso encontro, porque é a hora em que nos reunimos, encontramos os velhos companheiros, relembramos os bons tempos de construção da Petrobrás, das lutas que tivemos e é necessário que continuemos a lutar”, disse. Sinedino ainda conclamou os aposentados e pensionistas a começarem a se organizar para a retomada de encontros presencias e a se filiarem ao Sindicato.

Lei do desgoverno quer acabar com entidades

Representando a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), Alealdo Hilário divulgou que dos 34 milhões de previdenciários no Brasil, a COBAP já representa pelo menos 24 milhões e que em janeiro passado foi inaugurada a Federação no Piauí. A Confederação agora só não possui representação em Roraima, Rondônia e Amapá. Nesse momento, “a Confederação é uma guerreira incansável principalmente na batalha para derrubar a obrigatoriedade da revalidação dos associados às entidades de aposentados determinada pela lei 13.846/2019, que pode gerar perda de receita”.

Fora, Bolsonaro e Mourão!

A CSP Conlutas participou do evento com a presença de Atnágoras Lopes. Diante de toda a tragédia que estamos vivendo com a COVID-19 e o desgoverno, ele afirmou que “a tarefa principal é botar para fora Bolsonaro e Mourão, porque isso significa defender a vida de quem está aposentado, de quem está na ativa, das novas presentes e futuras gerações. E para isso é preciso ter um olhar sobre o mundo, sobre a realidade brasileira, numa perspectiva de transformação social”. Atnágoras lembrou ainda a participação histórica dos petroleiros na luta dos trabalhadores e na luta em defesa da Petrobrás, que está sendo vilipendiada e entregue ao mercado internacional.

O diretor do Sindipetro-RJ, Vinícius Camargo traçou um panorama sobre a retirada de direitos dos aposentados e disse que “a única opção é se organizar e lutar, porque essa condição é que pode mudar esses cenários que já estão montados há muito tempo com todos os acordos feitos. E o resultado desses acordos é a retirada de direitos, a privatização e o roubo escancarado que significa o PPI colocado contra a população. (…) Nós temos que fazer a luta para cessar esse processo de saque das riquezas nacionais e submissão do país na divisão do trabalho internacional”.

O senador Paulo Paim participou do evento e criticou as privatizações das estatais. “O tema tem exigido união dos aposentados, trabalhadores, sindicalistas, de todos os comprometidos com a democracia que caminham na linha dos direitos de todos os brasileiros”.

O diretor do Sindipetro-RJ, Eduardo Henrique, coordenador-geral da Federação Nacional do Petroleiros (FNP), apresentou balanço da atualidade e afirmou que as consequências virão nas próximas décadas. “Qualquer governo que venha sem um projeto radical, não vai deixar de atacar os trabalhadores”. (…) “Precisamos estar unidos nesse ano que será de muita luta, muita mobilização para a luta, independente do candidato que vença as eleições, porque só vamos reverter o quadro atual com organização para exigir do governo nossos direitos e a defesa do nosso patrimônio”, avaliou.

O diretor Sérgio Paes finalizou a apresentação da transmissão relembrando que os trabalhadores vêm sofrendo golpes desde o dia 02 de maio de 1943, um dia depois da promulgação da CLT: “Todos os governos que se passaram desde então golpearam os trabalhadores”. Lembrou ainda sobre a necessidade de todos estarem atentos e se cuidando nesse momento em que ainda vivemos nos rumos incertos da pandemia. “Neste 2022, vamos crescer e vamos vencer!”, concluiu.

E a música rolou solta na linda voz de Bel Gabriel, acompanhada pelos maravilhosos musicistas Giovani Castro e Milton Rosa.

Se você perdeu, sobe o som e assista na TV Petroleira