A X Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (SDGEI), evento acadêmico organizado pelos alunos do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ, está acontecendo até quinta (18).
Gabriela Gonçalves Andrade, que está no 8º período do Curso e é coordenadora do setor de Contatos, concedeu entrevista ao Sindipetro-RJ.
1) Como é o curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional na UFRJ?
DGEI, é curso de ciências sociais aplicadas aos estudos internacionais, que pesquisa a agenda de segurança, a política de defesa e as questões estratégicas. Estimula a formação de quadros especializados na reflexão sobre as políticas públicas nas áreas de defesa nacional, de política externa, de operações de paz, de cooperação, de mobilização, de inteligência e dos campos científico, nuclear, cibernético, espacial, etc.
2) A Petrobras (criada como Petrobrás) é estudada no curso?
Estudamos um pouco sobre a Petrobras nas matérias de Política Externa, visto sua importância estratégica e econômica para o Brasil desde sua criação em 1953, durante o Governo Vargas, até seu papel na estratégia de inserção internacional brasileira nos anos 2000.
3) Como você avalia o lugar do Brasil (e do povo brasileiro) na estrutura de poder mundial?
O Brasil, apesar de um país extremamente importante, ainda não possui o protagonismo que lhe cabe internacionalmente. Se pensarmos na questão estratégica, política, econômica e cultural, vemos que ainda temos muito o que avançar para ter o protagonismo que deveríamos ter no Sistema Internacional. Mais que isso, vimos desde os anos 2000 nosso destaque no Sistema crescer e cair vertiginosamente. É preciso recuperar essa posição de destaque, fazer que o mundo volte a nos escutar e nos enxergar como o país importante que somos, precisamos recuperar o papel de potência em desenvolvimento e nos fazer ser ouvidos novamente, pois é essa a posição que devemos ocupar.
4) Como a Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional se insere nos estudos de vocês e como ela é organizada?
A Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (SDGEI) é inteiramente feita pelos alunos do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional para todos que estejam interessados. Como comissão, nos organizamos com nosso orientador, o Professor Gilberto Oliveira, para tentar encontrar um tema geral que esteja de acordo com aquilo que estudamos em sala de aula e que esteja tenha importância na realidade que vivemos. A partir disso, partimos para montagem do cronograma com mesas de debates, palestras e minicursos com assuntos que se encaixem nesse tema geral e que acabam acrescentando conhecido aos alunos. Nosso objetivo é trazer discussões e reflexões acerca de diferentes temas e estimular o debate e as reflexões em todos os ouvintes.