No mês da Consciência Negra, o Sindipetro-RJ promove, na segunda (27), às 19h, encontro para reflexão sobre como o racismo afeta a saúde mental da população negra
Acesse a sala pelo https://bit.ly/Live-SAUDE-MENTAL
O tema da Saúde Mental tem sido muito discutido no sistema Petrobrás. Muitos trabalhadores e trabalhadoras estão adoecidos, fruto das perseguições, do desmonte da Petrobrás no Nordeste, da privatização e da prática de assédio.
Na live, organizada pelo GT de Diversidade e Combate às Opressões do Sindipetro-RJ, serão feitas duas apresentações: Rachel Gouveia vai falar sobre a Saúde Mental da população negra e Luciana Gomes vai apresentar pesquisa que está desenvolvendo na Fiocruz sobre a saúde mental dos petroleiros do RJ.
Quem são as palestrantes:
Rachel Gouveia é pós-doutora em Direito pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); professora da Graduação e da Pós-Graduação na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); assessora técnica especializada do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde; e autora do livro “Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão”, publicado em 2023 pela Editora Hucitec e o selo Diálogos da Diáspora.
Luciana Gomes é doutora e pesquisadora do Centro de estudos da saúde do trabalhador e ecologia humana, Escola Nacional de Saúde Pública vinculada à Fundação Oswaldo Cruz.
Oficina em dezembro
O Sindicato estabeleceu parceria com o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) da ENSP/Fiocruz e será realizada na sede do Sindicato, no dia 09/12, uma Oficina com a doutora Luciana Gomes como parte da pesquisa “Saúde mental e trabalho na indústria de petróleo e gás”. Saiba mais, inscreva-se para participar e compartilhe:
https://sindipetro.org.br/oficina-doenca-mental-trabalho/
Veja o vídeo da transmissão ao vivo