Direção do Sindipetro-RJ participa do encontro com Refino, E&P e RH nesta quarta (12). É hora de cobrar mudanças e promessas como o fim das privatizações!

As reuniões foram programadas em três partes: pela manhã, com a direção do Refino; às 14h, com Exploração e Produção e encerrando, às 16h, com o RH. A representação sindical vai apresentar os pleitos mais dirigidos a cada área, como sugestões e cobranças encaminhadas ao longo dos 100 dias do governo Lula. Houve, inclusive, o envio de documento à equipe de transição do governo Lula e também entrega em mãos de Carta com mais de 30 pontos ao presidente da empresa, Jean Paul Prates, no dia 27/01. Conheça o documento.

Fim do PPI e de privatizações

No documento enviado à equipe de transição do novo governo, a FNP apresentou detalhado diagnóstico sobre o setor, indicando irregularidades cometidas pela então gestão bolsonarista na Petrobrás como a criação do Programa de Desinvestimentos que possibilitou a venda de valiosos ativos como a BR Distribuidora e a RLAM a preços extremamente baixos, junto com o Manifesto de 10 pontos em Defesa da Petrobrás. Acesse aqui o Manifesto.

Efetivo, PEDs e Assédios

Para a reunião com o RH, serão abordados temas importantes como a redução de efetivos que afeta drasticamente o trabalho em áreas industriais da empresa; os equacionamentos escorchantes da Petros e AMS, que estão minando a saúde mental e a vida financeira de aposentados e pensionistas e também da ativa; e a prática recorrente de assédio, destacando-se as recentes denúncias sobre assédio sexual contra mulheres na Petrobrás.

Assédio sexual: abordagem coletiva e não de cima para baixo

Devido à proliferação de depoimentos feitos por petroleiras da Petrobrás nas redes sociais depois que a denúncia sobre assédio sexual no CENPES explodiu na imprensa, o tema ganhou mais importância e um manifesto começou a ser construído pela categoria. O clima é de revolta. Em carta, por exemplo, de uma petroleira embarcada, pergunta-se “até quando permitiremos que homens tratem
e tenham atitudes com mulheres como se elas fossem um pedaço de carne inanimado?”

Depois de demonstrar total despreparo para lidar com o tema (veja a matéria), pressionada, a direção da empresa criou um GT que terá a participação da FNP. A primeira reunião do GT está marcada para esta quarta (12).

Próximas agendas: Encontro de Mulhers da FNP (05 e 06 de maio); Encontro de Mulheres de FNP e FUP (23 a 25 de maio); Congresso do Sindipetro-RJ (junho) e Congresso da FNP (06 a 09 de julho).

Acompanhe as notícias no www.sindipetro.org.br e compartilhe!