Na segunda (24), em reunião com o RH da Petrobrás e gerências locais, cumprindo solicitação feita pelo Sindicato em ofício, foram debatidos vários problemas no GASLUB

Respostas atrasadas

O Sindicato esteve presente na reunião com os diretores Mateus Ribeiro, Eduardo Caetano, Guilherme Moreira da Silva e Claiton Coffy. A representação sindical cobrou respostas sobre problemas levados em reunião anterior e que até então não tinham sido respondidos pela empresa como prazos para mudança sistemática de higienização de uniformes (será concluída na primeira quinzena de junho) e obras CIC (foi feito reparo no telhado, mas todo o telhado será substituído em agosto. Até lá, houve compromisso de revisão do reparo, porque ainda há relatos de infiltrações).

Absurdos da CS Brasil

Os trabalhadores contratados pela CS Brasil estão cumprindo horários no mínimo estranhos e sem pagamento de hora extra. Os motoristas do turno da manhã que saem de casa ainda de madrugada e retornam depois das 14h, recebem em casa o carro que é entregue por outro motorista por volta das 23h30 tendo ainda a obrigação de levar esse colega para casa!

Certamente, essa confusão está acontecendo, porque a terceirizada não quer investir na disponibilidade de um carro para cada motorista ou outra medida logística. E como fica a saúde do trabalhador? E como fica a segurança de quem é transportado por um motorista que não tem direito ao sono, ao descanso?

Os prepostos da Petrobrás se comprometeram a apurar os fatos junto à CS Brasil para buscar soluções e darão respostas em breve.

Sobreaviso MI

O Sindicato cobrou atendimento adequado a esses trabalhadores. A gerência informou que em cerca de três semanas o carro de 16h passará para 24h e que haverá um novo carro 24h; e sobre a alimentação, serão estudadas alternativas viáveis.

Transporte ao site e residência

O Sindicato pontuou que linhas como as de Jacarepaguá (404 e 405) , por exemplo, com trajeto de cerca de duas horas estão sendo feitas em vans que são veículos desconfortáveis e sem banheiro; há também reclamação de que esses veículos e o de Maricá estão costumeiramente lotados e foi solicitada alteração desses veículos para ônibus, bem como a entrada pela portaria de menor tempo de trajeto.

A empresa se comprometeu a estudar as questões.

O Sindicato pede aos trabalhadores que mandem evidências da alta taxa de usuários desses transportes.

Segurança no site

A escuridão vergonhosa em diversos pontos da planta facilita a ação de bandidos que estão cada vez mais ousados. Saiba mais: https://sindipetro.org.br/clima-de-terror-e-inseguranca-no-gaslub-a-noite/

O Sindipetro-RJ afirmou que a situação chegou ao limite, que não dá mais para os trabalhadores conviverem com a falta de segurança, o risco de vida. Houve comprometimento da empresa em fazer reunião em breve com a presença da Inteligência e Segurança Corporativa (ISC) que estaria checando os problemas e desenvolvendo ações para o GASLUB.

Teletrabalho

O Sindicato rebateu a decisão corporativa de não permitir o teletrabalho de trabalhadores lotados na SRGE e pediu isonomia com os empregados lotados, por exemplo, no EDISEN que desenvolvem as mesmas atividades. O representante da SRGE, Tiago Moraes, afirmou que o novo gerente executivo está se apropriando do tema, mas que “é possível que haja acordo sobre esse ponto”.

Acompanhe as notícias nas mídias do Sindipetro-RJ.

Destaques