GASLUB: trabalhadores da CS Brasil seguem firmes em greve

Terceirizados reivindicam reajuste de salários e readmissão de colegas perseguidos por patrões

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (19/07), os motoristas da empresa CS Brasil que trabalham no GASLUB, decidiram pela continuidade da greve iniciada em 28/06.

Ainda na quinta-feira (20/07) será realizada outra assembleia para definir os rumos do movimento.

Os trabalhadores terceirizados cobram reajuste de salário e de benefícios de acordo com perdas causadas pela inflação. Além disso, cobram da CS Brasil a readmissão de 10 trabalhadores membros da Comissão de negociação, que estão sendo perseguidos pela empresa, em atitude antissindical.

CS Brasil não cumpre o combinado

No dia 28/06, os motoristas da CS Brasil lotados no GASLUB iniciaram uma greve por reajuste de salários e de benefícios. Logo a empresa começou a reprimir o movimento grevista legítimo dos empregados com ameaças, demitindo 10 membros da comissão de negociação.

Em 03/07, diante da força da mobilização dos trabalhadores, a CS Brasil se comprometeu de forma verbal a praticar o reajuste salarial e de benefícios e a reintegrar os demitidos. Mas após o retorno do terceirizados às atividades, a empresa descumpriu o que havia combinado, e novamente os trabalhadores retomaram a greve na segunda-feira (17/07).

Sindipetro-RJ tem cobrado da Petrobrás

O Sindicato tem enviado sistematicamente cartas ofício para a gestão da Petrobrás, cobrando uma série de providências em relação à atuação da CS Brasil no GASLUB em situações nas quais a empresa descumpre a legislação como a fraude na folha de ponto; a periculosidade paga de forma equivocada sem reflexos; e a não computação das horas noturnas dos motoristas que recebem o veículo de madrugada e têm que deixar os colegas em casa.

Cabe frisar que o Sindicato não possui a representação sindical desses trabalhadores, mas a partir de sua solidariedade de classe apoia a luta desses trabalhadores, pois considera os terceirizados da Petrobrás também integrantes da categoria petroleira.

Assim, expressando de fato apoio e defesa de seus direitos, quando esses não são respeitados por empresas contratadas do sistema Petrobrás, o Sindipetro-RJ se coloca à disposição dos trabalhadores terceirizados em situações que se façam necessárias como essa pela qual passam os motoristas da CS Brasil no GASLUB.