Greve de terceirizados no TABG por direitos e salários dignos

Petroleiros contratados Transpetro no TABG estão mobilizados em apoio à greve dos terceirizados que estão em negociação coletiva. A luta é por direitos básicos como vale-alimentação, plano de saúde e reajuste/equiparação salarial

Equiparação, já!

Absurdamente, há terceirizados no TABG recebendo salários 100% mais baixos! A situação surge quando ocorrem transferências para o TABG de, por exemplo, Duque de Caxias onde o valor do salário pago – pela mesma empresa e para a mesma função – é maior. Possibilidades largamente trazidas e implementadas pela Reforma Trabalhista de Temer.

O Sindipetro-RJ está estudando, junto com o Sindimetal-Rio e o Sintramommm-Duque de Caxias, a criação de uma tabela salarial para corrigir essa distorção inaceitável.

A greve foi deflagrada após a negociação com as empresa não ter chegado a um termo satisfatório para os trabalhadores. Muitas “gatas” – como são chamadas as empresas caloteiras – continuam com a prática do atraso no pagamento dos salários; algumas não aceitam incluir os familiares no plano de saúde; e outras não querem nem saber de conversa, rechaçando a representação sindical.

De olho nas eleições

Há denúncias também de que alguns empresários chegaram a ameaçar os trabalhadores com demissão caso Bolsonaro não seja eleito! No dia 07/10, em assembleia na Ponte do Barão, os representantes sindicais reforçaram que, para impedir o avanço da ultradireita golpista é preciso votar certo no dia 30. E avisaram que se houver demissão, a resposta vai ser com greve geral no TABG, inclusive sem a entrada dos trabalhadores da Cozinha dos Terminais! A luta está só começando!

Assédio Eleitoral é crime!

Se você testemunhar, denuncie! Saiba mais: https://sindipetro.org.br/assedio-eleitoral-crime-denuncie/