Pela construção de uma Greve Nacional Petroleira, em apoio ao estabelecimento do Estado de Greve por toda a categoria

Confira a íntegra do documento que foi aprovado na assembleia de 23/03/2021

Vemos o processo acelerado de destruição da Petrobrás que construímos, com o esquartejamento e venda de seus ativos, e sentimos na pele todo o descaso com os trabalhadores devido ao processo combinado de retirada de direitos. Confiscaram nossas aposentadorias com PEDs, sob uma legislação que permite o absurdo de descontar dos ofendidos, da ativa ou aposentados e pensionistas, os danos que terceiros lhes causaram, seja por ação ou omissão e até por gestão temerária ou fraudulenta.

Agora, em plena pandemia, com os riscos de adoecimento e morte aumentados, vimos a direção da Petrobrás, nomeada por Bolsonaro, impor reajustes estratosféricos nas contribuições dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, inviabilizando, para muitos, sua efetiva manutenção, jogando essa responsabilidade privada da Petrobrás para a rede pública SUS, já mais do que sobrecarregada.

Para piorar, não bastasse toda essa violência, passamos a conviver com descontos abusivos em nossas aposentadorias e pensões, de que sequer temos a devida, clara e prévia informação quanto ao que nos cobram e confiscam, muitas vezes inviabilizando honrar nossos regulares compromissos e custos com alimentos e medicações.

Nos insurgimos contra todos esses desmandos, temos os combatido, sempre, nos campos administrativos e jurídicos, mas sabemos da necessidade de nossa luta enquanto categoria e classe trabalhadora. Nossa história nos honra no campo da luta. A PETROBRÁS, ainda é o que é, e chegou tão longe, muito por causa da contínua luta dos trabalhadores contra as várias gestões que, literalmente, a sabotavam.

A construção de uma GREVE NACIONAL PETROLEIRA é mais do que urgente. Portanto, apoiaremos todos os esforços que forem realizados para a efetivar e, assim apoiamos o estabelecimento do Estado de Greve por toda a categoria, as mobilizações em curso por todo o país, os esforços de unidade com outras categorias que convivem com os mesmos ataques que sofremos, bem como os esforços de combate à pandemia, como a oferta de auxílio emergencial à população combinadas com as medidas de distanciamento social que se façam necessárias frente ao agravamento do quadro de adoecimento e morte na população em geral e em petroleiros.

Avancemos para efetivar a luta!