Novo presidente da Petrobrás recusa convite para entrevista com o Comitê de Pessoas da Petrobrás

Atitude demonstra o nível de arrogância do novo escolhido de Bolsonaro que já começa desprezando atuação da governança na empresa, mostrando assim a que veio

A ata da reunião do Comitê de Pessoas/Comitê de Elegibilidade, realizada em 24/06, que aprovou o nome de Caio de Paes de Andrade como presidente interino da Petrobrás, revelou que o novo executivo da companhia não releva o tão propalado modelo de governança da Petrobrás.

O escolhido de Bolsonaro, laconicamente, respondeu apenas duas perguntas, ainda sim por escrito, negando ter intenção de mudar a política de preços da Petrobrás. Exatamente ao contrário do que diz Bolsonaro, que justificou a nomeação de Paes de Andrade com objetivo de mudar a política de preços. Ou seja, puro jogo de cena.

“Não tenho mensagem a enviar nesse momento”

“Pergunta do COPE/CELEG: O Sr. tem alguma orientação, específica ou geral, da parte do acionista controlador para alterar a política de preços da Petrobrás? Poderia, por gentileza, discorrer sobre o tema? Resposta do Sr. Caio Mário Paes de Andrade: Não tenho qualquer orientação específica ou geral do acionista controlador ou qualquer outro acionista no sentido de alteração da política de preços praticados pela Companhia.

Pergunta do COPE/CELEG: O Sr. gostaria de enviar alguma mensagem que avalie ser relevante para a formação de opinião dos Srs. Conselheiros e Acionistas da Petrobras em vista do processo eleitoral no Conselho e na Assembleia Geral?

Resposta do Sr. Caio Mário Paes de Andrade: Não tenho mensagem a enviar nesse momento.”

Em trecho da ata o comitê lamenta a atitude do Caio de Paes de Andrade “em que pese o envio das respostas do indicado às perguntas formuladas, este COPE/CELE entendeu que uma entrevista com o indicado teria sido proveitosa e mais eficiente para a formação de convicção de seus membros, lamentando o declínio do convite” – lamentou.

Se o novo presidente age assim com os integrantes da governança da Petrobrás, já podemos imaginar como será o relacionamento com os empregados da empresa. Será que teremos um novo Pedro Guimarães na presidência da companhia?

O Sindipetro-RJ segue na luta em favor da categoria petroleira e já adianta que não tem medo de cara feia. O Sindicato vai seguir na luta para um ACT digno, sem se acovardar como faz a governança da Petrobrás.

Imagem Marcello Casal Jr. / Agência Brasil