Numa justa homenagem ao brasileiro que mais defendeu presos políticos, a OAB-RJ vai inaugurar o Auditório Modesto da Silveira, no próximo 13 de junho, às 17 horas. A cerimônia será no 9º andar, na Avenida Marechal Câmara, 150, no centro do Rio.
Modesto da Silveira faleceu em 22 de novembro de 2016, aos 89 anos. Em 1978, foi o mais votado deputado federal do Rio de Janeiro. Nos últimos anos dedicou grande parte de seu tempo à defesa da Petrobrás 100% estatal e pública, participando da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, no Sindipetro-RJ.
Modesto levantou bem alto a bandeira dos direitos humanos. No parlamento, foi um guerreiro na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita aos presos políticos mas que excluía os mandantes dos crimes da ditadura e os torturadores. Sua proposta, mais avançada, que atendia aos anseios das vítimas e de seus familiares, foi derrotada por apertados cinco votos.
Mesmo doente, com idade avançada, nunca fugiu das batalhas. Quando a polícia do Sérgio Cabral cercou a Aldeia Maracanã, expulsando violentamente os seus moradores, Modesto saiu de casa de madrugada para apoiar os índios, chegando a apanhar da polícia e a ser jogado no chão pelos trogloditas.
O convite da OAB-RJ para a inauguração do Auditório Modesto da Silveira na próxima terça-feira (13) se estende à sua vasta legião de amigos.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias (Por Fátima Lacerda)