Paralisações e atrasos dos petroleiros do Rio marcam este 15 de maio

Atualizado às 15h16

Em defesa da Petrobrás e contra os cortes na Educação feitos por Bolsonaro e Cia

Já nas primeiras horas desta manhã de 15 de maio, Dia da Defesa da Petrobrás e da Educação, os petroleiros no Rio de Janeiro e em todo o Brasil realizam atos contra a venda de oito refinarias, contra o aumento dos combustíveis, contra a reformada Previdência e contra os cortes de verbas da Educação e o desmonte promovido pelos entreguistas, Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Roberto Castello Branco.

No Rio, as mobilizações ocorreram nesta manhã no TABG, TEBIG, CENPES e Comperj com paralisações e atrasos na rendição de turnos.

No CENPES, a concentração contou com apoio do DCE da UFRJ e do SINTUFRJ, sendo proposta futuramente a realização de uma aula pública sobre a situação da Petrobrás.

Confira as fotos

Demonstrando foco na unidade petroleira, a FNP participou de um ato na REDUC

“É importantíssimo termos de forma clara a necessidade da unidade na luta que precisamos construir entre a FUP e a FNP, e todos os seus sindicatos e a base de trabalhadores, neste momento. Nós vemos os ataques aos nossos direitos de forma concreta; seja na gestão da Petros, contra a nossa aposentadoria, na questão da AMS; na nossa Segurança do Trabalho que é apontada pelo governo Bolsonaro em até acabar com a NRs. Então, este é o momento de encaminhar a mais ampla unidade” – disse Vinicius Camargo, diretor do Sindipetro-RJ e da FNP na REDUC, durante o ato.

Os petroleiros também participaram de um ato na frente do Hospital Universitário da UFRJ na Ilha do Fundão, na mobilização  em defesa da Educação (Ensino, Pesquisa e Extensão) – “Não tem trabalho se não há educação. Não tem desenvolvimento sem Educação. Defender o Brasil é defender a Educação!” – era a palavra de ordem.

Ainda nesta mobilização foi proposta uma preparação conjunta para a Greve Geral do dia 14 d ejunho, na formação de uma base para unificação da luta da Educação com a defesa da Petrobrás.

Na parte da tarde ocorreram  atos no EDICIN (12h30), EDISEN (13h)

No Edicin foi ministrada uma aula pública  com Eduardo Serra (Pró-Reitor de Graduação da UFRJ) e Ney Robinson (CENPES e Sindipetro-RJ) “Educação Pública e as Estatais: Conexão necessária para o Desenvolvimento”, que tratou do duro ataque à Educação Pública, com vultosos cortes orçamentários, enquanto avança o projeto de privatização da Petrobrás (com foco nas refinarias) e demais estatais.

Confira as fotos

Já no EDISEN ocorreu uma concentração em que foi realizada uma roda de conversa sobre o processo de desmonte da Petrobrás e como isso afeta os investimentos na Educação.

Confiras as fotos

Mais tarde concentrados no EDISE (16h30), um grupo de petroleiros  marchou ao  ato principal em favor da Educação na Candelária que começou a partir  de 17h, mobilizando mais de 200 mil pessoas.