PCR – Não assine! Contra a ilegalidade e o assédio

Vamos lutar até vencer!

Setembro chega junto com o prazo final de adesão ao PCR, dia 14, imposto pela direção da Petrobrás. Até o presente momento esse processo de migração para o novo plano de carreira da Petrobrás já tem revelado o que a categoria pode ser submetida após aderir à imposição da companhia.

E quem vai pagar esse preço? É claro, o empregado que tanto se dedica à Petrobrás

Na verdade, o PCR viabiliza o assédio de gerentes contra empregados, o que pode acarretar em transferências forçadas; criação de cargos genéricos, legalização do desvio de função; não reconhecimento da qualificação profissional, estagnação de carreira; divisão da categoria por conta de enquadramentos – PCAC e PCR – diferentes no mesmo exercício de função. A empresa oferece um abono oportunista que literalmente tenta comprar a força de trabalho.

O Sindicato atua juridicamente

Diante do quadro, o Sindipetro-RJ usa de sua representatividade junto à categoria para fazer o possível, por via jurídica, para impedir a implantação deste nefasto PCR. Na base de atuação do Sindicato, já são uma interpelação judicial e duas ações civis públicas na Justiça do Trabalho que pedem, respectivamente respostas às perguntas, suspensão do plano e contingenciamento dos recursos do abono para pagamento a toda força de trabalho da empresa, incluindo quem continuar no PCAC e uso do crachá único. Tudo isso baseado no princípio da isonomia e investidura em concurso público.

PLAFORT: cadê a transparência?

Além disso, o Sindipetro-RJ cobra a Petrobrás, através de ofício, informações mais precisas sobre o Planejamento da Força de Trabalho (Plafort) e sua relação com a implantação do PCR e a forma com vai tratar quem continua no PCAC. Se de fato, o Plafort estabeleceu menos postos de trabalho de algumas profissões ou cargos na nomenclatura do PCAC ou de alguma ênfase na nomenclatura do PCR? Se sim, quais e quantos postos de trabalho de cada uma delas, e como chegou a essa definição?

Entidades que já se manifestaram contra o PCR e apoiam as ações contra o novo plano reenquadramento da Petrobrás. Veja a nota conjunta

• Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET)
  • Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Est. RJ (CAU-RJ)
  • Conselho Regional de Economia do RJ (CORECON-RJ)