Acampamento vigília sem mantém há mais de 10 dias na sede da Petrobrás contra os equacionamentos da Petros
Desde 20/06, aposentados, pensionistas, ativos e representantes das entidades petroleiras que compõem o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, dentre elas o Sindipetro-RJ/FNP, ocupam a entrada principal da sede da companhia para cobrar uma solução definitiva para o fim dos Planos de Equacionamentos dos Déficits (PEDs) da Petros, que prejudicam substancialmente a categoria petroleira, principalmente aposentados e pensionistas, que estão tendo sua renda comprometida para a compra de alimentos e remédios.
Uma granada no bolso dos petroleiros
A Petros está aplicando o NPP (equacionamento que engloba os PEDs de 2015 e 2018) e mais um PEDs, tanto para o PPSP-R, quanto para o PPSP-NR, que começou a ser cobrado em abril de 2024.
Magda recebe entidades acampadas no EDISEN
Após não ter comparecido a uma reunião agendada no dia 21/06, a presidenta da Petrobrás, Magda Chambriard acabou recebendo uma representação das entidades que integram o fórum para um encontro no EDISEN realizado no dia 25/06, pela manhã. Chambriard reafirmou a disposição da empresa em construir uma proposta de resolução dos PEDs, e listou instâncias do governo que deverão tratar a questão, como: PREVIC e SEST.
As entidades propuseram que se constitua uma comissão da Petrobrás, dos representantes dos trabalhadores e desses órgãos de governo a fim de concretizar uma proposta de resolução dos PEDs. Assim podemos avaliar que tem muito trabalho político é técnico a ser realizado no âmbito da Petrobras, entidades e governo para que se tenha uma solução ao confisco das aposentadorias e pensões dos participantes da Petros.
Por tudo é fundamental a mobilização para que se constitua, de fato, uma proposta justa e moralmente aceitável.
Por isso, o Sindipetro-RJ/FNP segue na mobilização, apoiando e reforçando o chamado do acampamento vigília que prossegue no EDISEN. Nesta terça (2/07), será realizado um churrasco no acampamento vigília que começa 11h, logo depois, 14h, será realizada a reunião mensal dos aposentados e pensionistas , compareça!