Nesta segunda (23), às vésperas do fim de ano, enquanto a subsidiária Transpetro promove almoço de fim de ano no Terminal da Ilha Grande (TEBIG), os empregados da MIPE no Terminal fizeram assembleia e deliberaram parar até quinta (26). Se os pagamentos devidos não forem feitos, vão parar por tempo indeterminado – a maioria está sem receber o 13º e todos sem o adiantamento e o VA/VR. Em outros contratos, como os da Petrobrás Controladora, a MIPE também não pagou o adiantamento. E ninguém recebeu o vale-Natal! Vergonhoso!
O mês inteiro enrolando
Pressionada pela luta dos trabalhadores, que fizeram protesto no EDISEN e atrasos no TEBIG e no TABG, a MIPE se comprometeu a pagar a dívida em determinados contratos, mas não pagou!
No TEBIG, os empregados da MIPE fizeram atraso no dia 11/12 (https://sindipetro.org.br/mipe-sistema-petrobras-pagamentos/). A empresa, então, começou a fazer os pagamentos devidos, mas de forma “pingada”. Um verdadeiro suplício para os trabalhadores que precisam colocar comida no prato, pagar contas e aluguel. Alguns com filhos recém-nascidos!
Não é admissível que isso ocorra no Sistema Petrobrás. A MIPE possui contratos em várias unidades no Brasil com a Petrobrás Controladora e sua subsidiária Transpetro. Além da falta de pagamentos, ainda têm denúncias de assédio!
A farra do descaso, desrespeito e descumprimento da lei começou no início de dezembro com a conversa fiada de que a MIPE estaria fechando as portas, mas ela estava era negociando com a estatal para entregar alguns contratos.
A empresa fez demissões no EDISEN e alegava não poder fazer pagamentos devidos, mas correu para pagar os salários atrasados no mesmo dia (12/12) enquanto acontecia manifestação-denúncia dos trabalhadores em frente ao EDISEN. https://sindipetro.org.br/mipe-ato-edisen-pressiona/ Mas, ainda não pagou o adiantamento!
O Sindipetro-RJ apoia a luta dos terceirizados. Pelo Decreto 9.507/2018, a estatal deve quitar todas as dívidas trabalhistas, fazendo os pagamentos diretamente aos empregados da empresa contratada no prazo de até 15 dias. Cumpra-se!
Basta de gatas no Sistema Petrobrás! Pelos pagamentos e absorção de todos os demitidos em novos contratos!