Em manifestação na entrada principal do CENPES durante a cerimônia de posse, funcionários técnico-administrativos da UFRJ que estão em greve e estudantes juntaram-se aos petroleiros. Diretores do Sindicato e da FNP presenciaram a cerimônia e entregaram dossiê sobre a Petros
Na tarde da quarta (19), os petroleiros fizeram ato no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) durante a posse da engenheira Magda Chambriard como presidente da Petrobrás que contou com a presença do presidente Lula. Na cerimônia, os representantes sindicais conseguiram entregaram o “Dossiê Petros” a diretores da empresa e carta do Sindipetro-RJ (que já foi enviada à Petrobrás) com lista de reivindicações, solicitando reunião com a nova presidente da estatal .
Poderia ser uma festa se, entre outras tantas questões:
– os trabalhadores, aposentados e pensionistas não estivessem encarando planos de equacionamentos assassinos na Petros e a Petrobrás não estivesse sem pagar sua dívida como patrocinadora do Fundo;
– o Operacional não estivesse passando por insegurança devido ao baixo efetivo;
– a Petrobrás Biocombustível (PBIO) não estivessem no rol das privatizações; e
– os terceirizados não sofressem todo tipo de opressão nas mãos de empresas que pagam baixos salários e não respeitam direitos.
No CENPES, a lista de demandas é longa, mas citamos, por exemplo, a gerência privatista, que há seis anos mantêm política de sucateamento, trava a Pesquisa, proíbe o 2040 e pratica perseguição e assédio a trabalhadores. Fora, todos eles!
Durante a manifestação, os petroleiros também reivindicaram a suspensão da venda de petróleo para Israel enquanto durar o massacre contra a Palestina.
Magda e Lula, respeitem os direitos dos petroleiros e trabalhem pela Petrobrás 100% estatal para e pelo povo brasileiro!
Veja o vídeo e compartilhe: https://www.instagram.com/p/C8aNQufv25P/