Povo colombiano luta nas ruas e derrota principal projeto de Duque

Por Rosa Maria Corrêa

O Sindipetro-RJ está solidário à luta e repudia todos os tipos de repressão ao povo colombiano

Enfrentando violenta força policial, após cinco dias de lutas nas ruas contra o projeto de reforma tributária do presidente direitista Iván Duque, o povo venceu. O governo anunciou nessa segunda (03) a retirada da proposta. Na foto em destaque, protesto realizado em Cali (reprodução/Twitter/TeleSUR).

Apesar da Colômbia ser a quarta maior economia da América Latina, o governo diz que não tem como financiar os gastos públicos e apresentou o projeto como principal medida para os próximos dez anos. O projeto foi enviado para o Congresso no dia 15 de abril com proposta de aumento da base de contribuintes ao imposto de renda e aumento do imposto sobre bens e serviços.

Aprovada pela maioria dos economistas, a reforma representa um pesado pacote de arrocho aos salários dos trabalhadores que já enfrentam todas as dificuldades aprofundadas pela pandemia: mortes, aumento da pobreza e desemprego.

No domingo (02), pressionado pelas manifestações nas ruas que não cederam frente ao envio de tropas do Exército, Duque ficou acuado e pediu a retirada do projeto que já estava tramitando no Congresso.

Repressão sanguinária

A reação ao projeto começou com uma paralisação nacional dos trabalhadores na quarta (27) surpreendendo o governo com uma grande adesão. No dia 1º de Maio, Duque mobilizou o Exército para reprimir os atos. O mentor de Duque, Álvaro Uribe incitou a violência com declaração no Twitter a favor do uso de armas por policiais e soldados.

Segundo balanço da Defensoria do Povo, 16 civis e um policial morreram nos confrontos, mas há notícias de 35 mortos. Pelo menos 846 registros de feridos e 249 pessoas foram detidas. Os números divulgados oficialmente são menores do que os que chegam publicamente através das redes de internet.

Veja os vídeos de Cali e compartilhe: https://masacreencalicolombia.weebly.com/

A organização que faz parte da Rede Sindical Internacional, Coordenadora Sindical de Solidariedade de Cartagena faz um chamado para que a classe trabalhadora em todo o mundo envie moção (Moção Colômbia 03052021) e desenvolva campanhas de denúncia contra este governo assassino nas diferentes embaixadas e consulados da Colômbia, ações de boicote aos produtos produzidos neste país que estão manchados com sangue dos trabalhadores e todas as iniciativas que puderem ser desenvolvidas como vídeos, fotos cartazes, etc.

O texto da moção deve ser enviado para:

Presidência Colômbia:
contacto@presidencia.gov.co
soporteccc@mintic.gov.co

Parlamento Colômbia:
presidencia@senado.gov.co
atencionciudadanacongreso@senado.gov.co
judiciales@senado.gov.co.
secretaria.general@senado.gov.co

Importante enviar cópia para: coorsolcar@gmail.com

Destaques