No 19J, povo pede o fim do governo criminoso e genocida de Bolsonaro e Mourão

Petroleiros da base do RJ acompanharam passeata em defesa da vida

O povo não aguenta mais o desgoverno que acentua os efeitos da pandemia e agrava cada vez mais os problemas socioeconômicos. Os atos pelo “Fora, Bolsonaro!” explodiram no sábado (19) por todo o país representando crescimento de adesões em comparação ao 29M. Tristemente, no mesmo dia das manifestações, o Brasil ultrapassou 500 mil mortes por COVID-19.

As palavras de ordem por vacina no braço, comida no prato e auxilio emergencial de pelo menos R$ 600 durante a pandemia ecoaram em mais de 400 cidades brasileiras com cerca de 750 mil pessoas participando das manifestações. Houve atos também em outros países e um forte “Fora, Bolsonaro!” em panelaços que pipocaram durante todo o dia.

“Não tire a máscara, tire Bolsonaro!”

Estamos de luto, mas a luta não pode parar. Assim, juntaram-se aos protestos várias pessoas com imagens de familiares e amigos que perderam por causa da necropolítica de Bolsonaro. No Rio de Janeiro, o “Fora, Bolsonaro!” foi retumbante. A coluna petroleira junto ao balão do Sindipetro-RJ marcou presença na passeata que saiu do Monumento Zumbi dos Palmares e percorreu ruas do Centro.

Outras importantes categorias compareceram no 19J, como os trabalhadores da Educação, Saúde, Correios, Eletrobrás e CEDAE. Os estudantes levaram para as ruas toda a indignação contra a política de cortes de verbas desse governo, que inviabiliza o ensino e a pesquisa nas universidades públicas, desprezando inclusive a importância fundamental dessas instituições no combate à COVID-19.

Exemplar, o movimento organizativo das manifestações chamou a atenção com todos usando máscaras, álcool em gel e inclusive com a preocupação dos organizadores em orientar o distanciamento social.

Agora, é aprofundar a unidade entre as centrais sindicais para a construção da greve geral sanitária em defesa da vida!