Quadrilhas estão aprimorando formas de roubar dinheiro e dados

Golpistas atacam por todos os meios, invadindo todo tipo de setor

O Sindipetro-RJ alerta para os recentes golpes que estão em prática.

No Sindicato, o setor Jurídico tem sido o mais atacado por golpistas que divulgam mensagens falsas entre os sindicalizados, dando sempre preferência para os aposentados, usando números de celulares falsos, para pedir documentos e dinheiro, chegando a solicitar transferências bancárias para liberar execuções judiciais.

A mais recente investida dos falsários foi através de um golpista que se apresenta como advogado e pede a confirmação de dados para seguir com a conversa com a vítima e cobra dinheiro para o pagamento de guias para certidões que seriam exigidas para a vítima vir a ser beneficiada no processo. Tudo mentira!

No final de fevereiro, denunciamos ação fraudulenta parecida, mas com o uso do nome do advogado da assessoria jurídica do Sindicato, Jorge Bulcão Coelho. (https://sindipetro.org.br/sindicato-faz-alerta-sobre-golpe-pelo-whatsapp/)

O Sindipetro-RJ informa que não pede antecipação de dinheiro ou recurso para liberar execuções judiciais. É golpe!

Prova de vida

A prova de vivacidade é efetuada para a atualização do cadastro do INSS. Nessa primeira etapa, os aposentados poderão receber um telefonema, SMS e e-mail apenas com o convite para participar do projeto.

INSS não liga para pedir dados ou fazer a prova de vida

Os aposentados estão denunciando e o INSS já criou um alerta em sua página no www.gov.br para informar à sociedade sobre o mais recente golpe de ligações e envio de mensagens via WhatsApp que serve para roubar dados pessoais.

Os criminosos, todos muito bem treinados, dizem que estão entrando em contato para fazer a prova de vida online, por causa da pandemia. Solicitam documentos e uma foto. O processo é simples, portanto atrativo para quem ainda não fez a prova de vida, mas é golpe!

Use somente o aplicativo do INSS

Segundo o INSS, o golpe começou a dar certo depois que o próprio INSS lançou um aplicativo para fazer a prova de vida por biometria facial. Então, atenção: use somente o aplicativo do INSS para fazer a prova de vida online!

Os contatos do INSS são sempre via central de atendimento 135 ou SMS identificado como 280-41 e nunca são solicitados documentos, nome da mãe ou senhas.

Para entrar em contato com o INSS, use o 135. Nesse caso, por segurança, pode ser solicitada a confirmação de dados do segurado.

Tire dúvidas: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seu-beneficio/prova-de-vida-e-renovacao-da-senha-bancaria/prova-de-vida-digital-perguntas-e-respostas

Falsa Central do Banco do Brasil

Em alerta disparado a todos os clientes nesta segunda (21), o Banco do Brasil informa que, em golpe atual, o cliente recebe uma ligação do mesmo número do BB (4004-0001). Quem liga é muito bem treinado, usam todos os recursos iguais ao da Central e pedem dados e senhas.

O BB avisa que não liga para os clientes dessa Central, que é usada pelo Banco somente para atender os chamados feitos pelo cliente. O mais grave é que quando o cliente percebe o golpe e desliga o telefone. Os bandidos prendem a linha do telefone (se for fixo) por 5 minutos e se o cliente resolve ligar de volta para o Banco, eles mesmos atendem a ligação e praticam o golpe capturando aí todos os dados e senhas que são realmente solicitados quando o cliente liga para o Banco do Brasil.

Ou seja, quando a ligação partir do BB, deste número da central de atendimentos (4004-0001) não atenda ou desligue imediatamente.

Em caso de ver-se atingido por uma ação fraudulenta, faça um boletim de ocorrência na polícia local e denuncie. Se precisar de orientação judicial, entre em contato com o setor Jurídico do Sindipetro-RJ pelo juridico@sindipetro.org.br.

Destaques