Quarta (11) é Dia Nacional de Lutas

Para protestar contra a reforma Administrativa de Bolsonaro, as privatizações, as punições na Petrobrás, a proposta de PLR da empresa e os ataques à AMS, o dia 11 vai amanhecer com atrasos organizados pelos petroleiros nos setores operacionais. Haverá manifestações em várias cidades brasileiras. Outras categorias e trabalhadores do serviço público também participarão das mobilizações. No Rio de Janeiro, a partir das 16h, está marcada concentração para o protesto na Cinelândia.

Contrarreforma administrativa

Guedes apresentou no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional 32, chamada de Reforma Administrativa, que visa a destruição dos serviços públicos e a privatização das estatais. Mais do que uma reforma do Estado, esta PEC altera 87 artigos da Constituição e transforma o papel do Estado em mínimo, privilegiando o setor privado.
A Proposta ainda inclui alterações prejudiciais ao trabalho dos servidores públicos e modifica, em benefício dos privatistas, os princípios que regem a administração pública.

Privatizações por todos os lados

Se a PEC 32 de Guedes beneficia amplamente o setor privado, o mesmo podemos afirmar da decisão do STF que autorizou a venda das refinarias que a hierarquia da Petrobrás está realizando nesse momento. Desde o início do ano, “passando a boiada”, Castello Branco já liberou teasers que desmontam todo o Sistema Petrobrás de forma contundente numa verdadeira entrega do patrimônio brasileiro ao capital internacional. Sem esquecermos a lista de Guedes, que inclui outras estatais de porte indispensável ao país como Correios e Eletrobrás.

Em defesa dos sindicatos

Para combater os que lutam contra as privatizações e os desmandos dos bolsonaristas na Petrobrás, a empresa tem punido vários trabalhadores. Na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), por exemplo, já foram punidos quatro diretores com o objetivo de intimidar a categoria na resistência à privatização.

Mais para quem tem mais

Esse mês, Castello Branco anunciou para a imprensa nacional que vai manter os dividendos para os acionistas mesmo num cenário de prejuízos na Petrobrás, mas propõe para a categoria petroleira uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) limitada em uma remuneração! A FNP rejeita essa proposta da empresa e apresenta contraproposta, além de exigir mesa única de negociações. Também no dia 11, às 17h30, o Sindipetro-RJ realiza Plenária para discutir o assunto (http://sindipetro.org.br/sindipetro-rj-convoca-plenaria-plr/).

Saúde em primeiro lugar

No ano em que o coronavírus assolou a humanidade e foi possível comprovarmos o quanto o Sistema Único de Saúde tem sido sucateado ao longo de décadas, a Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) se firma como essencial para a garantia da prevenção e cuidados de doenças entre ativos, aposentados e pensionistas, incluindo todos os dependentes. Mas, a direção bolsonarista na Petrobrás quer entregar a Asssitência para a iniciativa privada, principalmente depois de empurrar a última proposta de ACT com o aumento da participação dos trabalhadores no custeio da Assistência.

Dia 11: todos aos atos pelo Dia Nacional de Lutas!