Na quinta (04), em evento no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro, para recepção de 200 novos empregados que foram aprovados em concurso para trabalharem na Transpetro, subsidiária da Petrobrás, o Sindipetro-RJ e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) deram as boas-vindas, apresentando painel sobre a formação da Federação, a importância da negociação coletiva para que haja conquistas de direitos, a luta que é preciso ser feita para a garantia da empresa ser mantida como estatal para beneficiar os brasileiros, usando como exemplo a própria realização de concursos públicos, entre outros temas de interesse dos petroleiros.
Os sindicalistas alertaram que é preciso lutar não apenas para avançar em direitos, mas também para manter conquistas. Neste momento, por exemplo, há várias pautas urgentes na Transpetro, como a grave falta de pessoal nas áreas operacionais, a absurda proposta de terceirização de parte do setor de Apropriação (setor que confere todas as movimentações de terminais, navios e dutos) e a prática antissindical. Ao encerrar mandato no dia 31/05 passado, o ex-diretor do Sindipetro-RJ, Wesley Brito, soube que sua vaga deixou de existir no Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) e que estava sendo transferido para outro município! Inaceitável!
O Sindipetro-RJ também marcou presença com banca específica no evento para esclarecer dúvidas e distribuir materiais como as edições do informativo semanal e a ficha de sindicalização.
Veja o vídeo com registro de trechos das falas dos diretores e depoimentos de alguns novos petroleiros:
Compartilhe!