Na quinta-feira (12/12), o Sindipetro-RJ esteve presente no lançamento da pesquisa “Fala CENPES”, produzida pela gestão do Centro de Pesquisas da Petrobrás. O CENPES “falou” e o Sindipetro-RJ cobra que a presidente Magda escute e apoie as reestruturações necessárias!
O levantamento realizado entre os dias 08/10 e 8/11, com 64 perguntas foi respondido por 699 trabalhadores e trabalhadoras próprios do CENPES, foi focado na ambiência e organização do trabalho na unidade. O objetivo, segundo a gestão local é identificar demandas existentes na unidade na busca de melhorias e integração e processos e equipes.
O Sindipetro-RJ estimulou os trabalhadores e trabalhadoras do CENPES a participarem da pesquisa, pois o resultado apresentado veio indicar justamente o que tem apresentado em suas pautas e demandas junto à direção da unidade.
Segundo o estudo, houve ampla participação de todas as gerências (83,92%) do CENPES, incluindo especialistas (75,76%) e profissionais sem função (56,89%), com a participação de 65,55% de pessoal de nível superior e 55,93% de nível técnico/médio.
Notas muito abaixo da média foram registradas na gestão dos laboratórios do parque experimental e infraestrutura. Essa pesquisa conseguiu retratar o sentimento dos pesquisadores do CENPES.
Para corroborar isso basta verificar que 42% dos que responderam a pesquisa consideram inadequada a disponibilidade de equipamentos; 54% dos ouvidos consideram a contratação de bens e serviços um ofensor; 50% consideram inadequada a projeção de carreira de técnico, entre outras situações. Dados que refletem o que o Sindicato há tempos vem apresentando para a gestão local.
A pesquisa também abordou a questão da carreira no centro de pesquisa, pois uma das principais demandas dos trabalhadores e a falta de perspectivas em suas carreiras, gerando assim desmotivação, apenas 53% dos que responderam se sentem motivados a construir uma carreira de especialista ou gerente do CENPES.
Um dos pontos identificados na pesquisa é a necessidade da criação de uma métrica de avaliação que seja de entendimento dos trabalhadores. Aliás, esse tema está em debate promovido pelo Sindipetro-RJ, a partir da discussão e construção de um novo Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) para o sistema Petrobrás.
O Sindipetro-RJ vem cobrando mudanças na estrutura organizacional e a troca de gestores privatistas que sucatearam e terceirizaram a pesquisa durante seis anos e que já deveriam ter saído dos cargos há dois anos. Por isso o Sindipetro-RJ cobra que os resultados do “Fala CENPES” sejam avaliados pela Presidência da Petrobrás. Cobramos reestruturações e ações concretas!