Sobre a renúncia do representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo da Petrobrás

Na última sexta-feira (19), o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás (CA), Christian Alejandro Queipo, apresentou sua renúncia ao cargo, alegando razões pessoais, o que causou bastante surpresa ao conjunto da direção do Sindipetro- -RJ e da FNP.

Respeitamos o companheiro e sabemos que não está comprometido com a direção da empresa, diferente de outros conselheiros eleitos que já tivemos. Entretanto, as direções sindicais, que afiançaram sua candidatura e agora são corretamente cobradas pela categoria, tem a obrigação de fazer este debate publicamente, sem que este seja levado para o lado pessoal ou moral. Apesar de nosso apoio na campanha que o elegeu, justificado pela identidade com o programa construído em conjunto com as entidades petroleiras, o Sindipetro-RJ sempre preservou (e continuará fazendo com qualquer um que venha a ser eleito) sua independência e sua postura crítica, como no episódio do voto do ex-conselheiro quanto à indicação de Ivan Monteiro para a presidência da empresa e devido ao fato do mandato não ter desenvolvido qualquer mecanismo de aproximação com a base, uma gestão mais coletiva e uma comunicação efetiva.

Em um cenário onde os petroleiros diretos e terceirizados são atacados, a empresa é saqueada e o Pré-Sal é entregue de várias formas, o que se espera é que este tipo de mandato seja o porta-voz do enfrentamento, uma alavanca para a luta, ainda que tenha que respeitar os limites impostos pelas regras abusivas.

A estas expectativas o mandato não correspondeu e termina também de maneira estranha, uma surpresa para todo o movimento petroleiro, decisão da qual tomamos conhecimento após ter sido executada e por meios indiretos.

Por outro lado, temos que revisitar nossa participação neste tipo de cargo e a construção de candidaturas, além de tomar as medidas necessárias para tentar transpor seus limites, como as regras de confidencialidade e a proibição de discutir assuntos relativos à remuneração ou direitos trabalhistas.

Ocupará agora a cadeira o segundo colocado, o qual, pelo seu histórico, não isentamos de crítica. Fiéis às bandeiras de luta pela categoria, construímos outra candidatura e contamos com a confiança da maioria, que também apostou em nossas propostas.

Entretanto, apesar da renúncia de nosso indicado, o Sindipetro-RJ reafirma à categoria o seu compromisso de manter a nossa luta na defesa da unidade em prol dos trabalhadores e da Petrobrás, independente do conselheiro em exercício, confirmando, assim, sua permanente disposição ao diálogo, no marco da defesa de um mandato coletivo.

Verso do impresso Boletim XCIV

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »