Após muita pressão dos sindicatos e movimentos sociais a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) resolveu suspender nesta quinta-feira (29/04), a realização do leilão de venda da CEDAE que estava programado para ser realizado nesta sexta-feira (30/04)
Em sessão, a maioria dos deputados estaduais aprovou o Projeto de Decreto Parlamentar 57/2021 (PDL 57/21) que garantia a suspensão do leilão.
A venda da CEDAE foi uma das prerrogativas estabelecidas pelo Governo Federal, como moeda de troca,para inserir o estado do Rio de Janeiro no regime de Recuperação Fiscal, imposto ainda no governo de Michel Temer , após o estado passar uma grave crise econômica/financeira.
Desde das primeiras horas da manhã desta quinta integrantes de movimentos sociais, sindicatos e ativista da defesa da água já marcavam presença nas escadarias da ALERJ.
O Sindipetro-RJ participa ativamente contra a privatização da CEDAE, e defende a água como um recurso público a ser cuidado e distribuído pelo Estado.