TABG: Sindipetro-RJ faz ato e discute a Terceirização

SOMOS TODOS PETROLEIROS!
Para o Sindipetro-RJ não interessa a cor do crachá, o que importa é que todos os trabalhadores devem ter salários dignos, direitos respeitados e as lutas devem ser unificadas

No início da manhã desta sexta (18), o Sindicato promoveu conversa na entrada dos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara (TABG) sobre “A Precarização e a Terceirização do Trabalho”, tema de debate que realizou na noite da quinta (17) com o professor da Unicamp, Ricardo Antunes; o sindicalista Atnágoras Lopes, que também é da Executiva da CSP-Conlutas; e o economista Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE). Imperdível! Assista:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=SJ3-30mKa6o

Facebook: https://www.facebook.com/events/3725447494435332

De forma insistente, em inúmeras reuniões, seja com gerências locais, seja com a alta direção da estatal, o Sindipetro-RJ e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) têm apresentado o quadro alarmante de grave falta de efetivo, colocando a vida dos petroleiros e de comunidades do entorno das unidades, em risco.

Sobre o TABG, o Sindicato produziu, em setembro de 2022, boletim especial, denunciando que a situação na unidade era equivalente a uma bomba-relógio: https://sindipetro.org.br/boletim-especial-tabg/

Outra edição, saiu em julho passado. Quase nada mudou! https://sindipetro.org.br/boletim-346-tabg-julho-2024/

“Desgraçadamente, a maioria dos sindicatos que deveria legalmente estar representando a causa dos petroleiros aqui, na verdade são agentes da patronal!”, afirmou Atnágoras Lopes, da CSP-Conlutas, que esteve no TABG e também chamou a atenção para o fato de que o número de terceirizados nos Terminais é muito maior do que o de primeirizados.

Vidas perdidas

Desde o início deste mês, o setor Operacional registrou três mortes de terceirizados que estão sendo investigadas em Comissões Internas.

Pressionada pela representação sindical, a Petrobrás convocou reunião de emergência e criou Grupo de Trabalho para avaliar os contratos com as empresas prestadoras de serviços que, em maioria, assediam os trabalhadores para não registrarem acidentes ou incidentes.

O Sindipetro-RJ exige medidas para que se evitem acidentes em todo o Sistema Petrobrás!