TABG: petroleiros escapam da morte durante inspeção em tanque

Sindicato tem cobrado medidas urgentes para situação de insegurança nas unidades

Insistentemente, a direção do Sindipetro-RJ tem chamado a atenção da hierarquia da Petrobrás para a precarização em instalações de várias unidades da empresa, além da grave redução de efetivo, e na sexta (10) três petroleiros por pouco escaparam da morte.

Dois técnicos e um auxiliar de apoio operacional estavam fazendo a medição em um dos tanques (TQ-100) na Ilha d’Água (TABG) quando ouviram um barulho e apareceu uma rachadura, expondo a fragilidade do teto com risco de queda no interior do tanque.

Infelizmente, já perdemos um petroleiro, o técnico Luiz Antonio Cabral de Moraes, 56 anos, que caiu dentro do tanque na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) em 2016.

O Sindipetro-RJ orienta que ninguém mais suba nos tanques até que uma inspeção de abrangência nos tetos de todos os tanques sejam feitas e sejam emitidos laudos para que a segurança de acesso aos mesmos seja garantida.

A CIPA do TABG também se manifestou exigindo o cumprimento de medidas urgentes. Com relação ao efetivo, vale destacarmos que já foram apontadas não conformidades em auditorias de SPIE, porque o efetivo de técnicos de inspeção no TABG está abaixo do mínimo determinado na regulamentação de SPIE.

O alarme está tocando

Noticiamos três acidentes no próprio TABG
2019, novembro e dezembro
https://sindipetro.org.br/tres-acidentes-no-tabg/

Incêndio no CENPES, maior centro de pesquisas da América Latina
2020, 31 de outubro
https://sindipetro.org.br/incendio-no-complexo-cenpes-cipd-evidencia-o-sucateamento-da-petrobras/

Refinaria de Duque de Caxias (REDUC)
2020, 15 de junho

https://sindipetro.org.br/incendio-atinge-linha-de-transmissao-de-combustivel-da-reduc/

O Sindipetro-RJ entregou denúncia ao Ministério Público sobre a precarização no TABG
2021, julho
https://sindipetro.org.br/sindipetro-mprj-tabg/

Destaques