Incêndio no Complexo CENPES/CIPD evidencia o sucateamento da Petrobrás

O maior Centro de Pesquisas da América Latina sofre continuamente com o descaso dos gestores

Na madrugada deste sábado (31), um incêndio no Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) do CENPES, que durou pelo menos duas horas, teve início, segundo relatos, por volta de 00h30 na sala do  banco de baterias. De imediato equipes de operação do local, brigada contratada,  equipe de SMS e da Segurança Patrimonial atuaram na contenção do incêndio, sendo posteriormente apoiadas pelo Corpo de Bombeiros.

O incêndio no banco de baterias do CIPD mais uma vez evidencia a situação precária em que o CENPES se encontra, especialmente devido ao descaso da hierarquia da Petrobrás sob o comando de Roberto Castello Branco. A gestão se orgulha dos programas corporativos de redução de exposição dos trabalhadores ao risco, mas o abandono da infraestrutura, a redução do efetivo (com PDVs, demissões e transferências) e o descaso com as atividades de operação/inspeção/manutenção contradizem o discurso e deixam os petroleiros à mercê de acidentes desta ordem. O Complexo CENPES/CIPD já foi palco de vários eventos de princípio de incêndio, além de outros acidentes e incidentes de elevado potencial de risco, os quais são acompanhados pelo Sindipetro-RJ e pela CIPA em Comissões de Investigação. Soma-se a isso, o fato flagrante de que o Complexo não atende aos requisitos da NR-13, em que até mesmo uma situação atual de Risco Grave e Iminente (RGI) em caldeira foi reportada pelo Sindicato em Carta n. 240 – Relatório da caldeira GV-2202 à gestão do CENPES, a qual não se dignou a responder e tampouco providenciar.

Incêndio do Prédio 20 em 2018

Acidente icônico do desmantelo, o incêndio ocorrido em junho de 2018 em um laboratório localizado no segundo andar do prédio 20, é testemunhado, até hoje, pela estrutura abandonada e apodrecendo no CENPES. E até hoje a hierarquia nunca apresentou aos petroleiros uma explicação sobre as causas do acidente, tampouco tomou medidas efetivas para evitar outros. O CIPD que o diga.
A política de redução de efetivos de turno vem mostrando seus resultados  diante da falta de manutenção, equipes reduzidas e terceirizações precárias. Há informes sobre a desativação de uma equipe local, sendo a mesma deslocada para outro ponto da Unidade.
O Sindipetro-RJ vai aguardar a convocação da Comissão de Investigação do sinistro e seus desdobramentos para cobrar as devidas providências, mas pontua que há tempos vem denunciando a situação crítica de precarização nas unidades da Petrobrás. Sinistros como o incêndio deste último sábado se tornam cada vez mais corriqueiros, seja no CENPES, em refinarias ou plataformas, afetando vidas e destruindo o patrimônio público. Nesta gestão de Roberto Castello Branco o que importa são os acionistas e especuladores, abrindo mão do cuidado com a empresa e com a segurança diária de seus empregados.

*Problema em cisterna*

No fechamento desta reportagem o Sindicato recebeu um informe de que ocorreu na manhã deste domingo (1º/11) um alagamento na cisterna 2 do CENPES, com probabilidade de dano ao patrimônio. Como é de nossa práxis, o ocorrido será devidamente apurado para publicarmos o que de fato aconteceu em uma posterior matéria.