Vitória importante conquistada na base da luta: Pessoas em estado de saúde com restrição ao trabalho presencial ou com filhos com deficiência também terão possibilidade de teletrabalho integral na Petrobrás, uma reinvindicação do Sindipetro-RJ/FNP finalmente atendida
A Petrobrás oficializou um informe para a FNP em que diz estar implantando um projeto piloto de trabalho de cinco dias por semana. Segundo o documento, as demandas passarão por avaliação de comitê multigerencial e da liderança, com o empregado devendo estar engajado no regime administrativo de trabalho. O modelo será reavaliado no final de 2023. Segundo o executivo do RH, o detalhamento do modelo excepcional de teletrabalho será divulgado no dia 26 de junho, próximo.
Apesar da conquista para petroleiros com deficiência propriamente já ter sido anunciada há algumas semanas, estava pendente instaurar a extensão do modelo para esses outros 2 subgrupos, conforme recomendação do GT que foi estabelecido para debater o tema. A importante conquista se deu também a partir de uma abertura estabelecida pelo RH da gestão atual, mas principalmente por conta de uma luta de meses do próprio grupo de petroleiros nestas condições, impactado pela dificuldade de trabalho presencial.
Gestão bolsonarista ignorou demanda
Não foi uma luta fácil, a gestão anterior dificultava ao máximo o debate, interditando a negociação. O ofício enviado em maio de 2022, simplesmente apresentando o problema e pedindo uma reunião, jamais fora respondido, acarretando uma espera interminável, lamentável e desrespeitosa.
Com a página dos tristes tempos autoritários e abertamente privatistas virada, coube aos petroleiros em luta retomar a mobilização e atuar junto ao RH para negociar os termos do acordo.
Agora é hora de comemorar, mas também de seguir na luta para avançar ainda mais nas melhorias de condições gerais do teletrabalho. Pois há ainda uma série de pleitos estabelecidos no outro GT, criado para pautar o teletrabalho de forma mais ampla, como pode ser verificado em https://sindipetro.org.br/gt-teletrabalho-25-05a/
Só a luta muda a vida!