Victor Hugo Ferreira – 2017-08-01 11:26:21

Bom dia,

Uma das maiores reclamações é o custo de vida no Rio de janeiro ser muito superior ao de outros estados, e por isso durante algum tempo vem sendo sugerido a implementação de um “auxílio Rio de janeiro”, algo que eu não acredito que irá acontecer. Proponho o seguinte então:

Existem atualmente a chamada “tabela de cidades e micro-regiões”, que diferencia o salário por cada região do país. Mas na prática a diferença é irrisória, não refletindo a real diferença nos custos de cada região. Desta forma proponho a revisão da supracitada tabela de forma que a diferença no valores recebidos reflita a realidade de cada lugar.

Procurando na bibliografia encontrei um trabalho bastante interessante sobre o tema, que apresenta entre outras coisas, uma metodologia para estimar o custo de vida das regiões, baseados em dados disponibilizados pelo CENSO.
Segue o link do trabalho:

Acredito que se alguma metodologia neste sentido fosse aplicada para definir a “tabela de cidades e micro-regiões”, esta iria refletir as várias e diferenças no custo de vida que existem nas regiões de atuação da Petrobrás, e por consequência remunerar de forma mais justa seus funcionários.

estou a disposição.
att,
Victor Hugo Leite

AUTHOR: Victor Hugo Ferreira