Paes de Andrade é exemplo do mau uso das cadeiras públicas

Antes da virada da posse do novo governo em Brasília, os correligionários de Bolsonaro estão correndo para abocanhar e/ou manter cargos públicos. Exemplo dessa má política é a ida do presidente da Petrobrás, Caio Mário Paes de Andrade para o governo do Estado de São Paulo como secretário de Gestão e Governo Digital. A Petrobrás fez o comunicado oficial no dia 07/11 e avisou que Paes de Andrade fará a passagem do comando da estatal.

Em curta passagem pela estatal, desde o dia 28/06 passado, o comunicólogo deixou histórico do que deve ser amplamente contestado e condenado na gestão pública. Caio Paes de Andrade representou perfeitamente todo o esquema destruidor, maléfico, desenhado pelo governo Bolsonaro.

Posse sob denúncias e protestos

A própria posse de Paes de Andrade precisou ser acobertada por dossiê sigiloso do Comitê de Pessoas da empresa. Bolsonaro usou deliberadamente o troca-troca de cargos na estatal para confundir a opinião pública e ao mesmo tempo estreitar relacionamento político-eleitoral com o bloco do Centrão no Congresso Nacional.

Apesar do dossiê sigiloso, as informações públicas sobre Paes de Andrade eram suficientes para impedi-lo de ter sido presidente da Petrobrás: por exemplo, não havia a experiência no mercado de petróleo e gás exigida pela Lei das Estatais e pelo artigo 21 do Estatuto Social da empresa.

Em ato, na véspera da posse de Paes de Andrade, as duas federações, FNP e FUP, protestaram na porta do Edifício SENADO contra a aprovação do nome de Caio Paes de Andrade. https://sindipetro.org.br/ca-atropela-leis-caio-presidencia/

Conflito de interesses

Caio Paes de Andrade domina um modelo de negócio em operação na Petrobrás que tem gerado lucro para uma empresa presidida por sua ex-mulher. https://sindipetro.org.br/paes-andrade-na-berlinda/

Desrespeito aos trabalhadores

As negociações pífias com os trabalhadores foram feitas sem capacidade de entendimento e racionalidade, com desrespeito e entrega de propostas inaceitáveis de retirada de direitos e achatamento salarial, levando inclusive ao estouro da greve dos controladores do CNCL.

PPI para arrochar o povo

Caio Paes de Andrade vai ser lembrado também por uma gestão que manteve o Preço de Paridade de Importação (PPI) elevando os valores do litro da gasolina a R$ 8,999, por exemplo, e encarecendo o preço do botijão do gás a ponto dos brasileiros mais vulneráveis serem obrigados a cozinhar utilizando outros produtos inflamáveis perigosos ou passar fome.

Em destaque, as mentiras explícitas

Em setembro, às vésperas das eleições presidenciais, Paes de Andrade fez vídeo cheio de mentiras copiando Bolsonaro. Uma vergonha!

O bolsonarismo de Paes de Andrade, que tanto nos ameaçou na Petrobras, agora mira suas armas para São Paulo. Só a luta unificada dos trabalhadores poderá extinguir de vez a política de extrema direita que ameaça nossas vidas e nossos direitos!