Conflito de interesse põe nome de Paes de Andrade na berlinda

A sociedade deveria saber tudo sobre quem é exatamente Caio Mário Paes de Andrade antes dele se sentar na cadeira mais visada dentro da estatal – a maior empresa da América Latina

Apesar do sigilo sobre o dossiê analisado pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobrás, o que já sabemos serve para o nome indicado por Bolsonaro ser recusado por unanimidade pelo Conselho de Administração da empresa.

Paes de Andrade, por exemplo, não tem a experiência exigida pela Lei das Estatais no mercado de petróleo e gás, mas domina um modelo de negócio em operação na estatal que tem gerado lucro para uma empresa presidida por sua ex-mulher.

Quando o divórcio é um bom negócio

O Progredir é um programa da Petrobrás que permite empréstimos às empresas integrantes da cadeia de fornecedores da Petrobrás e subsidiárias junto a bancos parceiros (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC, Santander, BicBanco, Banrisul, Citibank e Safra), tendo como garantia os contratos assinados com a estatal. Em 2018, houve licitação e a transação passou a ser feita no ambiente de tecnologia Finanfor da iDtrust Tecnologia de Software Ltda., sediada em Ribeirão Preto no interior de São Paulo.

 

A ex-esposa de Paes de Andrade, a estadunidense Margot Greenman, atualmente  é sócia da Captalys Companhia de Crédito, empresa que fundou em 2016. Em 2020 – no mesmo ano da separação do casal – a Capitalys comprou quase 90% da iDtrust. Ou seja, a ex-esposa de Caio Andrade é sócia de uma empresa que presta serviço para a Petrobrás, através do programa Progredir, mostrando, que de fato, há uma situação que envolve um possível conflito de interesse.

 

 

Além da Petrobrás, a IDtrust também atende ao agronegócio e a bancos como Inter e Nubank. No balanço, o faturamento foi de R$15,6 milhões, com distribuição de R$ 2,8 milhões a seus sócios.

Logo depois de Margot ter comprado a iDtrust, Paes de Andrade, que era presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), realizou videoconferência com representantes da iDtrust e da Captalys para apresentação de software. Paes de Andrade estava formatando modelo de empréstimo a empresas contratadas pelo poder público federal. Segundo o Serpro, a videoconferência não obteve resultado prático.

 

Casal mantém sociedade

Separados, talvez por conveniência, o casal é sócio na empresa BR Ventures Participações Limitadas, conforme consta no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), da Receita Federal, sob o nº 12.081.301/0001-76 da Receita Federal. A BR Ventura é enquadrada no código de atividade econômica 64.63-8-00 – “Outras Sociedades de Participação, exceto holdings”.

 

 

 

 

 

Empresa em paraíso fiscal

Além disso, Paes de Andrade possui uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal, a Chimpay Holdings, conforme consta no cadastro da Receita Federal, sendo esta empresa sócia da TED INVESTIMENTOS & PARTICIPACOES LTDA inscrita sob o CNPJ 10.514.093/0001-26.

Cabe lembrar que também nas Ilhas Virgens, o ministro da Economia também possui uma empresa offshore, conforme informa uma reportagem do  Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ. A informação sobre Guedes consta como parte da “Pandora Papers”, investigação sobre paraísos fiscais promovida pelo consórcio.

Se por um lado, Bolsonaro precisa agradar ao Centrão, por outro lado ele tem urgência em se equilibrar na corda bamba de sua reeleição. Promovendo a troca de nomes no alto escalão da estatal, Bolsonaro aposta na contenção do desgaste. O problema é que ele só tem nomes ruins para indicar, e pelo visto tem andado com gente muito “esperta”.

 

Foto em destaque: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

 

Destaques