ACT 2022: Litoral Paulista rejeita Proposta, aprova Contraproposta da FNP e defende Greve se não houver avanço

A proposta rebaixada de acordo coletivo, apresentada pela Petrobrás, foi rejeitada por ampla maioria dos petroleiros do Litoral Paulista, na terça (23), durante as assembleias que aconteceram ao longo do dia nas bases operacionais (RPBC, UTE-EZR, Alemoa, UTGCA, Pilões e Tebar), aeroporto de Jacarepaguá, plataformas e na sede e subsede do Sindipetro-LP. No total foram contabilizados 545 votos.

Com isso, a categoria se prepara para enfrentar os últimos dias de abrangência da nossa data base, esperando a boa fé da empresa em estender as negociações para além de 31 de agosto.

Além de rejeitar a proposta da Petrobrás (92% reprovaram), a categoria votou e disse “sim” a  outras três pautas:

– a Contraproposta da FNP foi aprovada por 92% dos presentes;

– 96% “levantaram a mão” para o ajuizamento de mediação, caso as negociações não avancem; e

– foi aprovada a greve por 82%, em caso de rejeição da proposta e decretado o fim das negociações pela empresa. Houve abstenção de 11%.

Essa última proposta foi encaminhada após muita pressão da categoria, mas a categoria percebeu o retrocesso contido no ACT, como exclusão da cláusula que impede demissões sem justa causa, que se fosse aprovada permitiria demissões em massa, abrindo ainda mais o caminho para a privatização. A empresa também nega aumento real para a categoria e não incluiu na proposta regramentos para o teletrabalho.

Conheça a Contraproposta da FNP, o quadro de assembleias que estão em curso no Sindipetro-RJ e participe: https://sindipetro.org.br/act22-contrapropostafnp-assembleias/