Intransigente, Petrobrás muda código de HETT e lesa trabalhadores

A mudança forçada gera insatisfações entre os petroleiros de turno que estão sendo prejudicados na contabilidade final de Horas

Já não bastassem todos os problemas que os trabalhadores de turno enfrentam na empresa com a falta de efetivo, que atinge em cheio a segurança em diversas unidades, a Petrobrás resolveu de forma unilateral trocar a forma de apontamento da hora extra na troca de turno (HETT), causando prejuízo aos operadores.

A troca do código 2040 (metade do tempo é pago e a outra metade vai para o Banco de Horas) para o 2038 (não contabiliza todo o tempo de serviço que o empregado fica efetivamente à disposição da empresa) prejudica os trabalhadores de turno na contabilidade final de Horas.

No CENPES, o tema vem sendo apresentado em reuniões com gerentes da Unidade, que num jogo de empurra-empurra não apresentam solução para o problema.

No GASLUB e UTE-BF, que possuem áreas muito extensas e os trabalhadores são obrigados a percorrer longos trajetos, este tempo está sendo descartado. No GASLUB, houve reunião do Sindipetro-RJ com a gerência local para tratar do problema, mas até agora NADA.

RH irredutível

Em tratativas com o RH Corporativo, o Sindipetro-RJ tem criticado a imposição e cobra solução urgente, mas a postura, até o momento, com relação à passagem de serviço é irredutível.

Parece haver flexibilidade a respeito do tempo de espera de transporte, mas tampouco há resposta oficial sobre essa posição.

O Sindicato vai chamar um calendário de assembleias setoriais para organizar mobilizações e orienta que todos lancem o 2040 onde couber para que fique registrada a negativa.

Acompanhe as publicações da Comunicação do Sindipetro-RJ, compartilhe e compareça às atividades agendadas!

Destaques