Trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás Biocombustível, a PBIO, iniciaram uma greve a partir de 0h desta quinta-feira (20/05)

Na manhã desta quinta ocorreram mobilizações virtuais e presenciais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, estados que contam com unidades da subsidiária de biocombustíveis da Petrobrás, a greve é por tempo indeterminado.

A pauta reivindicatória defende a incorporação dos empregados da PBIO à Petrobrás, para quem assim o desejar, antes da venda da subsidiária. É importante salientar que para os empregados da Petrobrás Biocombustível não está havendo sequer isonomia em relação ao que é oferecido pros empregados de outros ativos da Petrobrás à venda.

Ainda na quarta-feira (19/05), os três Sindipetros (RJ,MG e BA) definiram uma agenda conjunta de atos, manifestações, lives e audiências públicas municipais, estaduais e federais que estão programados para acontecerem durante a greve.

O Sindipetro-RJ promoveu uma transmissão ao vivo com as mobilizações desta manhã que contou com a participação ao vivo das movimentações em Montes Claros-MG e Candeias-BA, além do Rio de Janeiro.

Aqui na base do RJ, há mais de sete meses, o Sindipetro-RJ tentar encaminhar uma negociação com a Petrobrás, mas no último 5 de maio, após uma reunião, a representação da empresa anunciou que não fará qualquer negociação sobre a incorporação dos trabalhadores da Petrobrás Biocombustível , dando por encerrado o assunto.

O Sindicato expôs que os trabalhadores estão sendo tratados como mão de obra descartável, que são trabalhadores concursados e que estão com os empregos em risco, porque a empresa sequer ofereceu a possibilidade de incorporação no sistema Petrobrás.

O caso da PBIO é mais um capítulo da série de desmonte e privatização a que vem sendo submetido o sistema Petrobrás, permeado por transações suspeitas e lesivas ao patrimônio do Brasil.

Para facilitar a privatização da PBIO, a direção da Petrobrás assumiu um passivo de R$ 788 milhões por conta de uma dívida com a Bambuí Bionergia, uma atitude imoral frente à recusa da incorporação pela Petrobrás dos trabalhadores da PBIO que representam uma mínima fração do montante deste passivo, e nem sequer oferece um PDV digno, cujo teto foi menor que o piso do programa da Petrobrás.

Orientações do Sindipetro-RJ aos trabalhadores PBIO durante a greve

Ao aderir à greve, o contrato de trabalho dos empregados fica legalmente suspenso.

A partir de 0h desta quinta (20), deflagrada a greve, qualquer relação com a empresa passa a ser através do sindicato.

Os trabalhadores não devem entrar em contato ou responder a qualquer contato feito pela empresa.

E-mails, telefonemas, mensagens via celular não devem ser atendidas/respondidos, mesmo que seja em situações que considerem de urgência no trabalho.

Toda a comunicação com a empresa será com o Sindicato.

No Sindipetro-RJ, um (a) advogado (a) estará de plantão para o atendimento aos trabalhadores em todas as questões que surgirem. Entrem em contato!

Ao longo desta quinta serão divulgados informes sobre a greve na Petrobrás Combustíveis – PBIO.