Em defesa das refinarias e dos direitos dos petroleiros

Na última sexta (19), a FNP encerrou na Refinaria Landulpho Alves (RLAM, BA) a série de mobilizações em conjunto com a FUP em defesa das refinarias da Petrobrás, sendo que quatro delas já em situação de oferta para venda (teasers lançados) como: a Refinaria de Abreu e Lima (RNEST, PE), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR, PR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP, RS), além da própria RLAM.

“São bilhões, trilhões que estão em jogo por conta da entrega do patrimônio e do petróleo do Brasil. Não é só a defesa dos nossos em pregos, é também pela educação, a defesa da saúde, a defesa da moradia e a defesa de um futuro digno do nosso país” – disse Natalia Russo em fala no ato que teve início às 6h da manhã.

O movimento faz parte de um calendário de lutas organizado pelas duas federações que uniram forças contra a política de desmonte do atual governo e pelo Acordo Coletivo da categoria, como registrou no ato o diretor do Sindipetro-RJ, base Tebig, Sérgio Paes : “A FNP e a FUP anteciparam seus congressos por causa do fim da ultratividade das normas coletivas, e há dois meses que a Petrobrás só faz enrolar, enrolar…Então a luta é agora: seminário da greve já! E vamos à luta com toda a força contra essa proposta indecente de ACT e contra o desmonte da Petrobrás” – disse.

Esses atos contaram com a presença de diretores do Sindicato com Vinícius Camargo (RNEST); Eduardo Henrique e Marcos Dias (REPAR); Antony Devalle e Igor Mendes (REFAP) e Sergio Paes e Natália Russo na RLAM.

Confira o vídeo das mobilizações:

Versão do impresso Boletim CXXX