Pessoas e grupos mal-intencionados têm distribuído mensagens pelo Whatsapp abordando petroleiros aposentados, associados, em que pedem dinheiro para recolhimento de alvarás
Desta vez, o Sindipetro-RJ denuncia e alerta que estelionatários estão usando o nome do advogado Bruno Barcia, integrante de sua assessoria jurídica. Infelizmente, o Sindicato tem recebido cada vez mais diversos avisos de associados que estão recebendo mensagens de golpistas que estão se fazendo passar por advogados e advogadas.
As mensagens pedem transferência de valores, citando número de processos e CPF da vítima alvo do golpe. Já procuramos os órgãos de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público denunciando a situação.
É preciso deixar bem claro, que os advogados do Sindipetro-RJ e de sua assessoria jurídica, não estão enviando essas mensagens. E que eles não solicitam nenhum pagamento para ninguém. Portanto, não façam nenhum pagamento!
Como se resguardar
A principal orientação é que as pessoas chequem os números telefônicos pelos quais recebem as chamadas, verificando se eles realmente são do escritório de advocacia antes de realizar qualquer pagamento.
Outra dica é não abrir links que venham a receber com mensagens – sempre muito bem preparadas com todos os dados do escritório, dos advogados e do processo – pois eles podem ser a porta para o roubo de dados.
Alguns golpes podem ser enquadrados em estelionato, fraude e falsidade ideológica, por isso é importante sempre denunciar: juridico@sindipetro.org.br
Veja os 10 tipos de golpes contra a pessoa idosa:
no QR CODE https://sindipetro.org.br/10golpes-contra-idosos/
Confira todos os alertas contra golpes que o Sindipetro-RJ já emitiu no QR CODE https://sindipetro.org.br/golpes-nao-caia/