Tem golpe do PIX, do WhatsApp, do link por mensagem, do telefonema falso. Tem até golpe dos próprios bancos! Petroleiros aposentados fazem parte do estarrecedor cenário de vítimas

Entre os associados do Sindipetro-RJ, já foram registrados até golpes que usaram nomes e números de telefones de advogados da entidade para enganar principalmente os aposentados.

Mas, mesmo com todas as orientações de cuidado, notícias e alertas, aumenta cada vez mais o número de vítimas.

Fato é que para qualquer um de nós, na hora em que uma informação sobre situação financeira chega no celular, dependendo do momento, um clique errado pode significar perda potencial de dinheiro que, dependendo do rombo, pode levar ao desespero. E os aposentados tornaram-se alvos, porque estão pressionados financeiramente e mais disponíveis para dar atenção aos golpistas.

Ao estudar os inúmeros casos, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), associação de consumidores sem fins lucrativos, criou uma lista com os 10 principais golpes contra pessoas idosas no Brasil:

1. Consignado – empréstimos são feitos em nome do aposentado e ele só percebe quando olha o extrato bancário. Esse é o principal golpe contra a pessoa idosa hoje, porque é o mais difícil de ser descoberto. No ano passado, em todo o País, só o Procon registrou 57.824 queixas;

2. Aposentadoria – as vítimas são induzidas a aceitar empréstimo sem saber regras e taxa de juros;

3. Meu INSS – com dados roubados do aplicativo da Previdência, os bandidos fazem empréstimos dos mais variados no nome da vítima;

4. Cartão de crédito – existem vários golpes, principalmente envolvendo clonagem de cartões, máquinas e telefonemas falsos do SAC do banco, mas o das mensagens é o mais usado: a vítima recebe mensagens por aplicativos como whatsApp sobre compra em alto valor com um link falso do banco e quando clica repassa ao bandido todas as suas informações que passam a ser usadas para compras com o cartão;

5. WhatsApp – o golpista rouba a identidade do idoso, cria perfil falso com a foto do idoso e usa contatos da vítima para pedir dinheiro urgente por pix. Até a voz da vítima os golpistas estão imitando;

6. WhatsApp 2 – o bandido simula um falso sequestro de um parente do idoso e pede transferência de dinheiro a amigos e parentes;

7. Delivery – em datas comemorativas, os golpistas enviam um entregador ao endereço da vítima e afirma que o pagamento tem que ser feito com o cartão de crédito. A máquina fraudada passa um valor muito maior do que o apresentado pelo “entregador”.

8. Compra pela internet – os sites não confiáveis proliferam e clonam cartões, roubam dados para fazer empréstimos, somem com valores feitos por PIX, etc.

9. Atendente falso de banco – os bandidos desta categoria de golpe estão cada vez mais sofisticados, possuem dados da vítima e, por telefone, conseguem fazer acesso remoto nas contas das vítimas através de aplicativo que pedem para ser baixado no celular.

10. Fraude do seguro e da tarifa de banco – funcionários do banco conquistam a confiança dos clientes que começam a pagar por tarifas e seguros que não foram contratados.

Os lesados devem fazer boletim de ocorrência dos crimes, anexando provas como prints de tela, áudios e imagens. Aos petroleiros filiados ao Sindipetro-RJ, em caso de necessidade, o setor Jurídico está disponível para prestar assistência.

Fique de olho e compartilhe!

Confira todos os alertas contra golpes que o Sindipetro-RJ já emitiu: https://sindipetro.org.br/golpes-nao-caia/