Perguntas mais Frequentes
Sindicalizados
– Assessoria Jurídica gratuita para questões trabalhistas e previdenciárias.
– Poder de voto nas eleições da diretoria.
– Direito de votar e ser votado (a) como delegado (a) em congressos do sindicato que escolhem a representação nos congressos dos sindicatos da FNP e depois na mesa de negociação.
– Prioridade e desconto ou gratuidade na inscrição em diversos eventos promovidos pelo sindicato, tais como: cursos de formação, palestras, campeonatos de futebol, confraternização etc.
– Participar com direito a voto de pautas específicas de assembleias, como tratamento do patrimônio do Sindicato.
Veja os telefones e formas de atendimento do jurídico em https://sindipetro.org.br/juridico-atendimento/
1,5% (um e meio por cento) sobre a remuneração líquida, ou seja, o que sobra após os descontos como INSS, IRPF, entre outros.
Não Sindicalizados
– Votar nas Assembleias para decisões sobre o ACT.
– O Sindipetro-RJ, ao contrário até mesmo de outros Sindipetros, costuma impetrar ações coletivas abrangendo toda a categoria. A diferença entre sindicalizados e não sindicalizados surge no momento de individualização dos processos coletivos, que só é feita para sindicalizados, mas qualquer trabalhador contemplado pode, por meio particular, realizar essa individualização. Ex. Ação da RMNR.
Trabalho do Sindicato
Veja a composição do sindicato em https://sindipetro.org.br/diretoria/
A composição da diretoria é feita por trabalhadores sindicalizados que se reúnem com o objetivo de lutar por melhorias coletivas e são eleitos por votação direta do conjunto dos trabalhadores sindicalizados. Dentro desse grupo, é natural que em algumas chapas tenham pessoas de partido político junto com pessoas que não são filiadas a nenhum partido. Esta chapa é desta forma, tendo pessoas filiadas e não filiadas.
Existe, dentro do ACT (e também previsto na CLT), existe um contingente de pessoas que podem sim, pedir uma licença das atividades laborais para exercer seu mandato sindical. A forma e a quantidade de liberações são previstas nos acordos coletivos (veja o último em https://sindipetro.org.br/acordo-coletivo-sistema-petrobras/).
No entanto, este grupo é uma parcela da diretoria sindical. A maioria dos diretores não estão liberados do trabalho, exercendo normalmente suas atividades laborais e acumulando também a tarefa de dirigente sindical. Cabe ressaltar que mesmo os dirigentes que são licenciados na forma do ACT podem retornar ao trabalho a qualquer momento.
Por último, existem também as liberações pontuais, que são licenças de períodos curtos em que um diretor não liberado pode solicitar sua liberação por 1 ou 2 dias, por exemplo.
Não. O trabalho no sindicato é voluntário, e não existe nenhum tipo de gratificação associada ao trabalho.
Nós estamos à frente do Sindicato da sede da maior empresa estatal de um país periférico do capitalismo que está entre os maiores produtores óleo do mundo e tem uma das maiores reservas do planeta. Até mesmo os discursos da empresa, os cursos de avaliação de cenários estratégicos e de geopolítica do petróleo analisam a conjuntura nacional e internacional. Entende-se que a compreensão do que ocorre no mundo e no país, em conjunto com o estudo da história, são bons alicerces para a tomada de decisões. No Sindicato não é diferente. Não há como nos esquivar do debate da questão política e da situação trabalhista atual, até porque, em que pese discursos técnicos e meritocráticos, as funções da alta gestão são decididas com bases políticas e mesmo as “escolhidas no mercado” são, por si só, representantes de uma determinada ideologia de que a parte estatal deve sucumbir e dar lugar aos supostos isentos do mercado. Além do esclarecimento acima, é importante frisar que o papel do Sindicato não é somente defender os petroleiros de forma estrita, mas interagir de modo firme e consciente no ambiente social no qual se insere buscando defender a classe trabalhadora como um todo da qual petroleiros fazem parte.
A pauta para o Acordo Coletivo e a estratégia geral para a negociação são definidas em congresso da FNP (Federação Nacional de Petroleiros), onde participam delegados eleitos por suas bases. No Sindipetro-RJ, esses delegados são eleitos em uma assembleia de sindicalizados convocada para este fim.
Após o congresso, a FNP apresenta a pauta aprovada para a empresa, e inicia-se o já conhecido processo de aprovação ou rejeição das propostas que seguem daí. Durante o processo, quem media a negociação pelo Sindipetro-RJ, Sindipetro-LP, Sindipetro-SJC, Sindipetro-AL/SE e Sindipetro-PA/AM/MA/AP é a FNP, que tem a diretoria composta por membros destes sindicatos.
Ocorrem de 3 em 3 anos.
Nossas prestações de contas estão disponíveis em https://sindipetro.org.br/prestacao-de-contas-m/
Notícias Gerais
FNP indica que assembleias autorizem os sindicatos a assinarem os acordos de PLR
– Assembleias na base do Sindipetro-RJ começam nesta quarta (18) e vão até 27/12. – Negociações se encerraram sem garantia de pontos essenciais e com
Transpetro proíbe parte dos terceirizados de participar de festa
Alguns trabalhadores e trabalhadoras de contratos temporários, como por exemplo da empresa Mipe, que atuam na cozinha, estão sendo impedidos de participar da confraternização de
MIPE ainda deve benefícios aos trabalhadores
Fiscalização da Petrobrás não funciona. Estatal é conivente com o aprofundamento da Precarização do Trabalho na Terceirização Na manhã da sexta (13), o Sindipetro-RJ realizou
Seminário PCCS: Sindipetro-RJ realizou mais um fórum de debates com a categoria
No “Esquenta PCCS”, no sábado (30/11), o Sindipetro-RJ aprofundou o debate, dando continuidade à construção do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos petroleiros
MIPE: ato no EDISEN pressiona e salários foram pagos
Sindipetro-RJ apoiou a manifestação dos empregados. Mobilização vai continuar por benefícios e outros direitos que a MIPE tem burlado. Petrobrás é responsável pelo que fazem
Mulheres sofrem com falta de camarotes e banheiros
Trabalhadoras embarcadas em regimes de turno e sobreaviso convivem com a falta de camarotes e banheiros em plataformas e sondas O Sindipetro-RJ tem recebido denúncias
Sem anistia para os golpistas contra a PEC dos estupradores, não ao cinismo de Eduardo Paes e contra os cortes sociais
Na tarde de terça-feira (10/12), entidades sindicais, movimentos sociais e a sociedade civil ocuparam o Largo da Carioca para gritar em alto e bom som:
PLR-PRD 2024: sindicato atua junto a entidades e empresa para nova proposta, aguardem o calendário de assembleias que serão realizadas dentro do mesmo prazo
Legislação e números mostram que a Petrobrás pode melhorar, em muito, sua proposta, da mesma forma que as subsidiárias. Se a presidente da empresa,