Privatização da Sabesp: dois manifestantes seguem presos

O Sindipetro-RJ, em solidariedade classista cobra a libertação dos militantes da UP, que são mantidos presos de forma arbitrária por se colocarem contra a pilhagem do patrimônio público, promovida pelo governador de São Paulo, Tarcísio Freitas

Dois dos quatro manifestantes que foram presos na quarta-feira (6/12) durante protesto na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra a privatização da Sabesp seguem em prisão provisória. Lucas Carvente e Hendryll Luiz, militantes da Unidade Popular (UP) protestavam contra a privatização da SABESP e pelo direito à água e saneamento pelo povo de São Paulo.

Em audiência realizada na tarde de quinta-feira (7/12), a Justiça definiu que Hendryll Luis e Lucas Carvente seguirão sob custódia, enquanto Vivian Mendes e Ricardo Senese foram liberados mediante pagamento de fiança de um salário-mínimo cada.

A votação que aprovou o projeto de lei de entrega da Sabesp à iniciativa privada aconteceu em meio a muita violência contra manifestantes. Policiais usaram gás lacrimogêneo e cassetetes para atingir os militantes em diversos locais do prédio da Alesp, inclusive dentro do plenário. O projeto foi aprovado sem prévia discussão, debate. E a votação foi simbólica, por aclamação, pois a grande maioria dos deputados contrários deixaram o plenário devido à violência que impediu o protesto na galeria e se utilizou de gás lacrimogêneo que tomou e permanecia no ambiente.

Pela anulação dessa votação, já!