Rádio Petroleira - Privatizar faz mal ao Brasil

Programa que se preocupa em conscientizar a população, sobre os malefícios da privatização de estatais, como a Petrobrás.

Pesquise na rádio Privatizar faz mal ao Brasil:

Para conversar sobre o setor de biocombustíveis e a Petrobrás Biocombustíveis que está em processo de privatização, o diretor de Política e Formação do Sindipetro-RJ, Carlos André Sardenberg Teixeira conversa com Rachel Nunes, agrônoma da PBIO; e Raquel Sousa, advogada da FNP e dos sindipetros SJC e AL/SE. Ouça e compartilhe!

Produção, operação, edição e texto da jornalista Rosa Maria Corrêa.

Para homenagear o 1º de Maio – Dia do Trabalhador, o programa traz temas que resgatam a memória das lutas até aqui travadas pela classe trabalhadora no Brasil e na Petrobrás. A diretora do Sindipetro-RJ e da FNP, Natália Russo recebe a geofísica, Tereza Ramos, que foi diretora do Sindipetro-RJ 1990-93 e participou de importantes movimentos como a greve de 1991 que fez parada total na Bacia de Campos; e Sebastião Neto, coordenador do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP) e membro do Fórum dos Trabalhadores por Memória Verdade e Justiça . Ouça e compartilhe!

Produção, operação e edição da jornalista Rosa Maria Corrêa.

Nessa semana, o Sindipetro-RJ participou de abraço simbólico ao Guandu, maior estação de tratamento de água do mundo, em protesto à privatização da Cedae que está marcada para o dia 30 de abril. Para falar sobre o assunto, no programa Privatizar faz mal ao Brasil, a diretora Natália Russo conversa com Ary Girota, presidente do Sindágua-RJ, e com o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa, professor-pesquisador na Fiocruz. Ouça e compartilhe!

Produção, operação e edição da jornalista Rosa Maria Corrêa.

Sob nova direção, o assunto em pauta nesta primeira edição do programa é racismo passando por trabalho, Petrobrás, cotas em concurso e nas universidades e pandemia. O diretor do Sindipetro-RJ e militante do Instituto Búzios, Guilherme Silva recebeu a participação de Adriana Martins, ativista feminista, do Movimento Negro Unificado Nova Iguaçu-RJ, da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMBRio, da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa e do Fórum de Qualidade de Vida e Saúde/SINDSPREV-RJ; e Luciene Lacerda, psicóloga, doutoranda em Educação e mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, integrante do Instituto Búzios, do Fórum de Mulheres Negras e da coordenação da Campanha dos 21 dias de Ativismo contra o racismo.

O programa, de responsabilidade do núcleo  SINDIPETRO RJ de Formação e campanha em defesa da Petrobrás, vai estar disponível sempre às sextas. Quer participar, sugerir temas? Entre em contato pelo nucleo02@sindipetro.org.br.

Produção, operação e edição da jornalista Rosa Maria Corrêa.