Revisão da Vida Toda: STF publica decisão que permite reabertura de processos

No dia 13/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o acórdão da decisão que reconheceu a chamada revisão da vida toda de aposentadorias pagas pelo INSS

Com a publicação do acórdão os juízes responsáveis pelas ações que tramitam em todo o Brasil poderão voltar a dar andamento aos processos, que estavam parados e aguardavam divulgação, ou seja, a publicação, inclusive a Ação Coletiva do Sindicato, que se encontra suspensa desde dezembro/2020, aguardando julgamento perante a 25ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Requisitos para obter a revisão

A revisão pode ser requerida por aposentados que começaram a receber seus benefícios entre 29/11/1999 e 12/11/2019.

O prazo para requerer à revisão é de até dez anos, contados a partir do dia primeiro do mês subsequente ao recebimento do primeiro pagamento.

No caso de existir revisão de aposentadoria, este prazo começa a contar a partir desta.

Ou seja, pessoas que estejam entre as datas citadas acima, mas que não fizeram processos individuais reivindicando a referida revisão no prazo de até 10 anos do recebimento do primeiro benefício e não tenha tido qualquer situação de revisão anterior sobre outro fundamento, perderam a possibilidade de reivindicar a correção pela via individual.

Atenção no cálculo

O segurado precisa estar atento a fazer um cálculo preciso, com a conversão ao real das contribuições anteriores à criação da moeda, para verificar se terá aposentadoria ou pensão elevada.

Matérias relacionadas

Revisão da Vida Toda: informações importantes que você precisa saber

STF decide que aposentados têm direito à revisão da vida toda

Nunes Marques pediu destaque do processo de Revisão da Vida Toda, suspendendo vitória dos aposentados