Sindipetro-RJ lamenta morte de liderança do SOS Emprego

Liderança do Movimento SOS Emprego, Ailton Shwenk, o Xaninha, de camisa vermelha na imagem acima, faleceu na última segunda-feira (30/11), sendo mais uma vitima da COVID-19.

Xaninha, que era soldador, foi uma das lideranças do SOS, um movimento de trabalhadores de empresas terceirizadas demitidos do COMPERJ, em 2014, por conta do início da crise provocada pela Lava Jato na Petrobrás. Ao total mais de 6 mil trabalhadores foram demitidos, sem receber suas respectivas indenizações.

O SOS Emprego até hoje luta para que a maioria das empresas investigadas por corrupção nas investigações contra a Petrobrás paguem as indenizações aos trabalhadores demitidos. Xaninha foi demitido da Alusa na época e desde então vinha sendo incansável na luta pelos direitos dos terceirizados, tendo ajudado a organizar protestos importantes como o fechamento da ponte Rio-Niteroi, em fevereiro de 2015, e também a ocupação do prédio Ventura em agosto do mesmo ano.

O Sindipetro-RJ expressa condolências à família e ao Movimento SOS Emprego pela perda de um amigo de lutas.

Ailton Shwenk (Xaninha), presente!