TABG rejeita proposta do TST e aprova Greve Nacional

Prosseguem as assembleias da base do Sindipetro-RJ para votação do indicativo de rejeição da proposta de ACT do Tribunal Superior do Trabalho e aprovação da greve nacional petroleira. Nesta segunda-feira, 14 de outubro, no terminal Aquaviário Da Baía da Guanabara, o TABG, empregados de funções administrativas e operacionais votaram a favor do indicativo do Sindicato.

“O pessoal não está disposto a aceitar essa proposta do TST, as pessoas entendem e têm a consciência de quanto ela é ruim. É também têm a consciência da gravidade da situação e concorda com a ideia de fazer uma greve, isso que expressou o resultado desta assembleia, não relacionando o movimento somente ao ACT, mas também, principalmente, em relação às privatizações” – disse Marcos Dias, diretor da base.

Operacional perde com proposta do TST

A proposta apresentada pelo TST como resultado da mediação entre a direção da Petrobrás e as representações sindicais apresenta retirada de direitos que afeta principalmente a área operacional como explica Roberto Santos, também diretor do Sindipetro-RJ e trabalhador da operação no TABG.

“A questão, por exemplo, da troca de turno, que atualmente já está incorporada ao salário, hoje em dia ganhamos 50 minutos de hora extra. Na prática dá até mais que isso, às vezes ficamos até uma hora dentro do terminal, e hoje recebemos essa hora com 100%, mas pelo que está colocado na proposta essa hora vai cair para 75%” – explica.

O desmonte é real

Em um momento em que a própria mediação do TST tenta influenciar a favor da proposta que rebaixa salários e retira direitos, a greve ganha força quando a empresa anuncia desmobilizações como a do Nordeste e a venda de refinarias, em um claro processo de aceleração da privatização que vai resultar em demissões em massa.

“O nome Petrobrás já diz: uma empresa estatal do povo brasileiro. Vamos lutar pela nossa empresa e pela manutenção de nossos empregos. Lutem vocês que são das refinarias e terminais, que estão na alça de mira e que estão se mobilizando, vamos começar essa greve juntos” – conclamou JP. Nascimento diretor de base do TABG.

As assembleias prosseguem até a próxima quinta-feira, 17 de outubro. Acesse Sindipetro.org.br para conferir dia, local e horário da assembleia da sua unidade.