Direito é conquistado após muita luta, mas ainda precisa ser ampliado. Na PBIO, por exemplo, a medida ainda não foi adotada! O Sindipetro-RJ enviou ofício pedindo urgência

Os PcDs, englobam pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja de nascença ou adquirida após doença ou acidente.

Na Petrobrás, o Sindipetro-RJ tem acompanhado bem de perto a luta, desde pelo menos 2013, dos empregados PcDs e de responsáveis por PcDs. Foi, inclusive a partir desta luta que foi conquistado, anos atrás, o direito ao abono de até duas horas por dia para trabalhadores com deficiência que necessitem de tratamento conforme está na cláusula 62 do ACT vigente. Confira: ACT-2022-PETROBRAS-FNP

Este ano, foram criados Grupos de Trabalho entre a FNP e o RH da estatal para antecipar debates ao ACT 2023. Um deles aborda este tema.

Em reunião devolutiva do RH sobre as inúmeras questões apresentadas pela Federação e seus sindicatos, no dia 29/06, foi reforçada a conquista da flexibilização do teletrabalho para os PcDs, para responsáveis por PcDs e para pessoas em estado de saúde com restrição ao trabalho presencial. Uma vitória da mobilização dos empregados e da pressão feita pelos representantes sindicais.

Vale ressaltar que no caso de licença médica, não haverá teletrabalho, poque a pessoa não vai trabalhar.

Porém, apesar da empresa ter sinalizado à Petrobrás Biocombustível para adotar a medida nos mesmos moldes, até o momento esses direitos ainda não foram implementados. E há trabalhadores que precisam deles!

Em ofício enviado no dia 05/07, o Sindipetro-RJ solicitou que a PBIO implemente de modo urgente os mesmos direitos. ACT-2022-PETROBRAS-FNP Ofício – Teletrabalho integral PcDs

Não dá mais para esperar que medidas importantes relacionadas à saúde do trabalhador fiquem no aguardo da boa vontade de alguns gestores! Teletrabalho, já, para PcDs, responsáveis por PcDs e também para pessoas cuja situação de saúde seja importante o teletrabalho integral.

Destaques