Empresas boicotam atividades da Comissão do Benzo no Estado do Rio

Como se não bastasse o não cumprimento da legislação em relação ao benzeno, que diz que a identificação da exposição ao benzeno deve ser feita de maneira qualitativa, em virtude de ser um agente químico sabidamente cancerígeno, as empresas estão boicotando as atividades da Comissão Tripartite do Benzeno no estado do Rio de Janeiro – CEBz-RJ.
As avaliações quantitativas do benzeno também devem ser feitas e têm como único objetivo verificar se as medidas tomadas para diminuir a exposição a esse agente cancerígeno foram eficientes e quais adequações devem ser feitas, pois não há limite seguro de exposição ao benzeno.
O cenário atual demonstra que estamos passando por um momento ruim para os trabalhadores, pois esse Governo e seus aliados aprovaram a nociva Reforma Trabalhista. Como consequências graves já temos nítido aumento da precarização do trabalho, liberação pelo STF da terceirização para todo os cargos, mesmo aqueles que são atividades fim das empresas. Por sua vez, as empresas demonstram querer sugar cada vez mais os trabalhadores, visto que resolveram boicotar as reuniões das comissões estaduais e regionais do benzeno.
Então, os casos que deveriam ser acompanhados por essas comissões não estão sendo vistos.
Em agosto, teríamos a reunião da Comissão Nacional – CNPBz, que foi cancelada pois os representantes do governo não tiveram as passagens e as hospedagens dadas pelo governo.