Enquanto trabalhadores são punidos, REGAP anuncia recorde em produção e venda de diesel S-10

Enquanto pune quatro trabalhadores por expressarem seu direto de opinião contra a privatização da refinaria, a REGAP (MG) apresenta resultados expressivos divulgados pela direção da Petrobrás.

Segundo a direção da Petrobrás, pelo segundo mês consecutivo, a Refinaria Gabriel Passos (REGAP) estabeleceu novo recorde de vendas de Diesel S-10. A barreira dos 160 mil m³ foi quebrada pela primeira vez na história da refinaria em setembro deste ano, quando as vendas atingiram 162 mil m³ e em outubro as vendas chegaram ao recorde histórico de 165 mil m³. A produção de S-10 foi de 190 mil m³ em outubro de 2020, e o recorde anterior era de 171 mil m³ em setembro de 2019.

Resultados fortalecem argumentos contra a privatização

Isso só confirma a posição das representações sindicais, sobretudo da FNP e de seus sindicatos filiados como o Sindipetro-RJ, de se posicionarem contra o desmonte e privatização do sistema Petrobrás, que segundo a direção de Roberto Castello Branco objetiva se retirar do setor de refino para centralizar sua atuação somente na exploração.

A Regap possui duas unidades de alta tecnologia aptas a produzir o Diesel S-10, com capacidade somada de 8,7mil m³/dia. Além de menor teor de enxofre, o produto possui melhor qualidade de ignição por ter um maior número de cetano. No S-10, o índice chega a 48, enquanto que no S-500 é de 42. Além disso, possui capacidade de processamento de 166 mil barris/dia (7% da capacidade total de refino de petróleo do Brasil) e seus ativos incluem um conjunto de dutos com mais de 720 km. A refinaria localizada no município de Betim, em Minas Gerais, sendo inaugurada em 1968

Caça às bruxas

A atual gestão da Petrobrás está num processo de “caça às bruxas”. Dezenas de punições e perseguições estão ocorrendo nas distintas unidades da empresa.
Os diretores do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais, Leonardo Auim, Gustavo Helmold e Thiago Machado, foram punidos com suspensão de 25, 17 e 5 dias respectivamente.
estas punições têm como objetivo quebrar qualquer resistência contra a venda de qualquer uma das refinarias espalhadas pelo país. Confira a Moção de Repúdio às Perseguições na Petrobrás (link)