Governo Bolsonaro começa a pulverizar ações da Petrobrás

A tática ds IPOs tem sido usada para vender estatais de forma fatiada e sem alarde

O BNDES realizou a venda de seus papéis com direito a voto na Petrobrás. A transação foi finalizada nesta quarta-feira (5) atingindo o valor de R$ 22 bi, envolvendo a venda de 9,86% das ações ordinárias com direito a voto. Assim, o Estado brasileiro, através de seu banco de fomento, entrega quase 10% de participação na empresa, levando adiante o plano entreguista do patrimônio do Brasil sob o governo Bolsonaro.

Este tipo de transação através de IPO (sigla em inglês para oferta pública de ações), foi o mesmo modelo adotado pela direção da Petrobrás que no final de 2019 pulverizou no mercado de ações 37% de sua participação na BR Distribuidora.

Adotando o mesmo modelo, o governo Bolsonaro fez com que a Caixa vendesse parte de suas ações na bolsa de valores da mesma forma que o Banco do Brasil. Por sua vez, o Banco do Brasil saiu da participação que detinha na Energisa, empresa distribuidora de energia também por meio de uma IPO.