Incidente de Saúde no EDICIN

Tomamos conhecimento de incidente de saúde no EDICIN (Edifício Cidade Nova), no qual um empregado foi acometido de mal súbito, na última terça-feira (20/03), pela manhã. Os informes que nos chegaram indicaram atraso no atendimento e falhas na retirada do trabalhador do local. As causas ainda estão sendo investigadas, mas análises preliminares apontam problemas de treinamento e planejamento, tanto do procedimento de socorro quanto na disposição das baias e corredores, dificultando a mobilidade da remoção.

A deficiência no atendimento emergencial tem sido recorrente, como registramos em edição 59 do Boletim do Sindipetro-RJ-RJ de 8 de março, na qual denunciávamos a precariedade de prestação de socorro no EDISEN. Estes episódios se inserem num cenário de crescente descaso com as condições de saúde e de segurança da força de trabalho, principalmente nas áreas operacionais, configurando uma contradição com as campanhas de compromisso com a vida e de valorização da força de trabalho.

Soma-se a isso a crescente retirada de direitos conquistados ao longo de décadas de luta, como nos casos de remodelagem do Benefício Farmácia e recente resolução que ataca a AMS e todos os planos de saúde de estatais. Precisamos estar vigilantes e cobrar da companhia que a prática corresponda ao discurso, de forma a garantir nossa própria saúde e segurança!