8M! Abram alas que as mulheres irão lotar as ruas!

Nova reunião de organização do Dia Internacional das mulheres no Rio aconteceu ontem no Sindicato dos Bancários

Em reunião aberta realizada na sexta-feira (15), o GT de Diver­sidade e Combate às Opressões do Sindipetro-RJ debateu, entre outros pontos, a participação das mulheres pe­troleiras no 8 de março. Como esquen­ta para o ato, haverá concentração com roda de conversa e confecção de carta­zes tendo como temas específicos das petroleiras a luta contra a privatização, por direitos, emprego e contra o assédio.

Para além da manifestação nas ruas, o GT também está organizando a Roda de conversa “21 dias de ativismo” sobre racismo no mercado de trabalho, no dia 13 de março, às 17h30, no Sin­dicato e uma exposição cultural sobre mulheres no Sindicato hoje, petroleiras na luta ao longo da história e Marilia Regali, primeira mulher na empresa e geóloga reconhecida.

O 8 de março é uma data histó­rica em que as mulheres são prota­gonistas na luta por igualdade. No entanto, não é uma data só das mu­lheres e sim uma data da classe tra­balhadora, já que essa luta por igual­dade e direitos beneficia o conjunto da sociedade.

A organização dos atos está ocor­rendo em todo o país. No Rio, as ple­nárias já realizadas definiram como eixos centrais “Pela vida das mulhe­res, justiça por Marielle, democracia e direitos: somos contra Bolsonaro e a Reforma da Previdência”.

Versão do impresso Boletim CIX