8M – A luta por direitos na Petrobrás

No reflexo do que ocorre na sociedade brasileira, a Petrobrás ainda precisa melhorar MUITO quando se fala em Direitos das Mulheres, Violência e Assédio. Ainda há falta até de banheiros e uniformes adequados às mulheres! 

Veja as principais lutas e venha participar!

Gestantes – Teletrabalho integral para as mães (pelo menos) no último mês de gestação.

Parto Humanizado – Funcionamento integral do  Programa do qual a Petrobrás é signatária. A empresa pode implantar por meio de reembolso ou estabelecer benefícios para as clínicas tornarem-se parceiras. Hoje, o Programa não funciona.

EPI feminino – Os uniformes adequados, no tamanho feminino, não são por capricho, mas pela vida das mulheres! É segurança!

Amamentação – Que as mulheres lactantes que queiram trabalhar em plataformas tenham direito à retirada de leite, ambiente adequado e suporte para a guarda do leite. 

Retorno de mães à operação – As mulheres que engravidam e precisam se afastar do embarque ou da área industrial devem ter a garantia de poderem retornar, se desejarem, após a licença e a amamentação se assim quiserem. 

Contra o etarismo de gênero – Que a idade deixe de ser prerrogativa para o preconceito! As nossas mais velhas acrescentam experiência e sabedoria no trabalho e na luta. Respeite!

Banheiros femininos – Não dá para não ter banheiros em número suficiente para atender o efetivo feminino em todas as unidades de forma adequada. 

Assediador afastado – É inaceitável que os assediadores permaneçam no mesmo local de trabalho enquanto as vítimas sofrem transferências indesejadas. 

Terceirizadas – Queremos diversidade nos contratos! Por todas as mulheres!

  • Licença maternidade de seis meses para todas! 
  • Licença paternidade de 1 mês para todos!
  • 14 x 21 para todos! 
  • Redução da jornada para lactantes para todas!

Melhorar o PASA – Que no novo PASA (sem coparticipação), a ser inaugurado em abril, a mamografia seja anual e não a cada dois anos como previsto. O periódico anual da ativa tem esse exame, por que não garantir também para as nossas aposentadas?

Coluna Petroleira

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher,  as petroleiras levarão essas e outras pautas às ruas. O Sindipetro-RJ está organizando a coluna petroleira para a passeata que vai sair da Candelária, às 16h, rumo à Cinelândia. Na concentração, a partir do início da tarde, visite a barraca do Sindicato. Na passeata, siga o estandarte e junte-se ao grupo com as camisetas roxas “Lute como uma Petroleira”Venha vestir a camisa e participar!

Destaques